
Foto: PMPA
A Prefeitura anunciou que o DIA D de limpeza e saúde neste sábado (8/3), acontecerá no bairro Morumbi, em Pouso Alegre, no Sul de Minas. A ação integrada dá continuidade à campanha ‘Pouso Alegre Sempre Limpa’, voltada para a limpeza urbana, saúde pública e preservação dos espaços públicos.
A ação no Morumbi acontecerá das 9h às 13h. Durante o evento, agentes de endemias realizarão visitas domiciliares no bairro para identificar e eliminar criadouros do mosquito, além de orientar os moradores sobre medidas de prevenção. Veja as demais ações:
- Capina e varrição das ruas e espaços públicos do bairro.
- Recolhimento de entulhos e objetos descartados pelo programa “Cata-Treco”, que recolherá itens deixados pelos moradores nas calçadas.
- Aplicação de fumacê para controle de insetos transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya.
- Fiscalização de terrenos baldios e imóveis abandonados, com aplicação de multas para proprietários infratores. O valor mínimo da multa é de aproximadamente R$1.700,00.
- Orientação sobre prevenção de doenças por agentes epidemiológicos, com visitas domiciliares para identificação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
- Inspeção técnica em áreas vulneráveis a desastres naturais, como enchentes ou deslizamentos.
- Distribuição de materiais educativos sobre saúde pública, limpeza urbana e segurança.
O DIA D terá início na Av. Benedito Augusto Machado, em frente a quadra, e contará com a atuação conjunta das Secretarias Municipais, sendo que cada uma estará responsável por uma ação. Confira a divisão:
- Saúde: Aplicação de fumacê, visitas domiciliares para conscientização sobre doenças como dengue e leptospirose, além da distribuição de cartilhas educativas.
- Planejamento Urbano: Fiscalização e notificação de terrenos baldios, solicitação de fechamento e calçada, com orientação aos proprietários sobre suas responsabilidades legais.
- Obras: Execução do programa “Cata-Treco”, capina, remoção de entulhos e varrição das ruas.
- Defesa Civil: Inspeção técnica em áreas vulneráveis a desastres naturais e distribuição de materiais informativos sobre segurança urbana.