Pouso Alegre

Prefeitura confirma 1ª morte por febre amarela em 2025, em Pouso Alegre

Homem de 48 anos morreu em decorrência de febre amarela e não era vacinado. Município reforça imunização neste sábado (1º/3).

Nayara Andery / 28 fevereiro 2025

Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre.

Pouso Alegre confirma a sua primeira morte por febre amarela em 2025. O homem, de 48 anos, morreu em 19 de fevereiro. A prefeitura divulgou a confirmação do óbito nesta sexta-feira (28/2).

Ele tinha os sintomas da doença e não era vacinado contra a febre amarela. A Secretaria Municipal de Saúde investiga a origem da contaminação.

O paciente morava no bairro rural Anhumas e circulava entre a zona rural e urbana. Ele foi internado no Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em 14 de fevereiro. A morte aconteceu cinco dias depois.

Ação da Secretaria de Saúde amplia a imunização neste sábado (1º/3), no Centro de Vacinação da Avenida Dr. João Beraldo, no Centro e na UBS Sebastião Reis, no São João. O atendimento será de 8h às 16h.

Transmissão de febre amarela

Febre amarela é uma doença transmitida por mosquito. Os mosquitos vetores da doença são o Haemagogus e o Sabethes, em áreas silvestres e, na zona urbana, o Aedes Aegypti e Albopictus. O Aedes é o mesmo transmissor de dengue, zika e chikungunya.

Macacos não transmitem a doença, mas também podem ser vítimas de febre amarela, assim com o ser humano. Um macaco foi encontrado em avançado estado de decomposição, perto da casa do homem que morreu em Pouso Alegre.

Taxa de morte em não vacinados

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, alerta que pacientes não vacinados têm 50% de chance da febre amarela evoluir para óbito. A prefeitura reforça que a vacinação é a única forma de prevenir a doença.

Uma força tarefa tem sido realizada em Pouso Alegre para ampliar a imunização. Equipes percorrem bairros rurais, com ações de conscientização de porta em porta, desde o início de fevereiro.

A vacina está disponível em todas as salas de saúde. Algumas dessas unidades têm aberto aos sábados, em diversos bairros. A vacina contra a febre amarela é gratuita e deve ser aplicada entre 9 meses de vida e 59 anos.

Uma dose protege por toda a vida. Há duas exceções. Bebês a partir de nove meses recebem a primeira dose e o reforço deve ser feito aos quatro anos. Quem tem entre cinco e 59 anos e ainda não é imunizado ou recebeu uma dose antes de cinco anos, tem que receber a vacina.

Para ser imunizado, é só ir até a sala de vacina, da unidade de saúde mais perto de sua residência. É importante levar o cartão de vacina (se tiver) e um documento com foto.

Dengue e Chikungunya em Pouso Alegre

Pouso Alegre tem 403 casos notificados de dengue, em 2025. São 42 confirmados, 90 que aguardam exames e 271 descartados. Uma morte por suspeita de dengue hemorrágica foi notificada e descartada, após exame.

Os dados do boletim epidemiológico correspondem de janeiro a 28 de fevereiro deste ano. O boletim inclui um caso confirmado de Chikungunya.

Em 2024, não houve nenhum caso de febre amarela. Já em 2025, há a morte confirmada por febre amarela, citada nesta reportagem.

Mais Lidas