A Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre informou, nesta sexta-feira (21/2), que investiga possível morte por febre amarela no município. Um homem, de 48 anos, que faleceu na última quarta-feira (19/2), apresentava os sintomas da doença e não era vacinado.
O caso segue para análise em laboratório de Belo Horizonte, para onde foram enviados exames. Não foi informada a previsão para a divulgação do resultado.
A prefeitura disse em nota que está intensificando as ações de vacinação e reforçando o monitoramento na região próxima à residência do paciente, adotando medidas preventivas para proteger a população.
Descartada suspeita de morte por dengue hemorrágica
A prefeitura de Pouso Alegre também informou, nesta sexta, que foi descartada dengue hemorrágica como causa de morte de um paciente de 56 anos do município. O caso estava em análise em BH, após o óbito suspeito ocorrido no dia 15/2.
Casos de dengue confirmados em 2025
Até o momento, segundo boletim da secretaria de Saúde, Pouso Alegre tem 19 casos confirmados de dengue e um caso Chikungunya no município. Nenhum dos casos evoluiu para óbito.
“A Administração Municipal ressalta que a prevenção é essencial no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a febre amarela. Essa é uma responsabilidade de todos. Medidas como eliminação de criadouros, limpeza de quintais e uso de repelentes são fundamentais para conter a proliferação do vetor”.