Notícia

Alunos de Pouso Alegre embarcam para Olímpiada Internacional de Matemática

Equipe da Escola Estadual Presidente Bernardes tem dez alunos e quatro membros da instituição. Eles viajavam para evento mundial na Tailândia.

Nayara Andery / 18 fevereiro 2025

Alunos e equipe da E E Pres. Bernardes embarcam para Olímpiada Internacional Matemática sem Fronteiras. Imagem cedida ao Terra do Mandu.

Chegou a hora de alunos e a equipe da Escola Estadual Presidente Bernardes embarcarem em busca do ouro na Olímpiada Internacional Matemática Sem Fronteiras. O evento acontece em Bangkok, na Tailândia, de 22 a 26 de fevereiro. Eles representam Pouso Alegre e o Brasil em uma das maiores competições mundiais de matemática.

São dez alunos e quatro membros da escola, entre eles o professor de matemática Diego Xavier e o diretor Taylor Andrade. O grupo se despediu dos pais e familiares, na escola, antes da viagem.

Eles saíram às 11h de van, de Pouso Alegre para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Guarulhos (SP). O embarque para Paris (França), é às 20h30 do horário de Brasília.

A previsão é chegar à capital francesa às 12h desta quarta-feira (19/2). Eles embarcam para Bangkok, às 15h45, onde devem chegar às 9h de quinta-feira (20/2).

“Estamos bem, preparados, confiantes e com a intuição de que estamos fazendo nosso melhor”, conta o professor que deu aulas intensivas durante as férias, para a equipe. Eles terão um dia de pausa, antes do torneio.

A Escola Estadual Presidente Bernardes é uma das duas escolas de Minas Gerais classificadas para essa final. A viagem do grupo é custeada em cerca de R$ 300 mil, pelo governo mineiro.

Essa equipe tem alunos que cursam atualmente o 3º ano do Ensino Médio e alguns, que já concluíram o Ensino Médio e já ingressaram em faculdades como Instituto Federal e Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

Os destaques vão além da olimpíada internacional. O grupo tem alunos reconhecidos pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) 2024, como Nathan dos Santos, que tem a única medalha de bronze nível 3 de Pouso Alegre.

Foco, determinação, resultados em torneios de matemática e garra para estudar até nas férias, mostram chances desse grupo trazer o ouro para o Brasil. Esse é o objetivo desses adolescentes e da equipe da escola.

“É uma guerra com gigantes, tem muitas escolas militares e particulares disputando”, lembra o professor. Vale ficar na torcida para eles mostrarem o potencial de nossos jovens e de escolas públicas da região, pois eles já conseguiram o feito de representar o país no torneio internacional.

Mais Lidas