Região

Sul de Minas receberá novas viaturas da PM e mais um helicóptero para salvamentos

Helicóptero reforçará atendimento de emergência na base do Saav de Varginha, que atende o sul de MG; veja para onde vão as viaturas da PM

Iago Almeida / 17 fevereiro 2025

Fotos: PMMG

Três cidades do extremo sul de Minas, na região de Pouso Alegre, receberão as novas viaturas da Polícia Militar, que possuem uma nova identidade visual. Nessa primeira leva, apenas Silvianópolis, que pertence ao 20º BPM, e Extrema e Cambuí, do 59ª BPM, receberão as viaturas.

Haverá solenidade nas cidades, ainda sem data definida, para entrega da nova viatura, que foi apresentada no último dia 13 de fevereiro, em Belo Horizonte. São 123 veículos modelo Renault Duster, que serão distribuídas no estado.

O estado recebeu também dois helicópteros para reforçar o atendimento aeromédico e de emergência em todo território. Um dos helicópteros entrará em operação imediata na base do Suporte Aéreo Avançado de Vida (Saav) em Varginha, no Sul de Minas (2ª CEOA).

O Saav é resultado da parceria entre Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), CBMMG e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A aeronave, modelo EC145-D3, tem a capacidade de transportar até dois paciente.

Fotos: SES-MG

O outro será utilizado para treinamentos da tripulação até meados de 2025, quando passará a operar em Belo Horizonte. Com a chegada dos novos helicópteros, a frota do Saav passa a contar com oito aeronaves, sendo seis helicópteros e dois aviões.

A previsão é que, até o final do ano, todas as cinco novas aeronaves adquiridas pelo Estado estejam distribuídas entre as bases já existentes do Saav no interior, em Uberaba, Montes Claros e Varginha, e operacionalizem duas novas bases, em Juiz de Fora e Governador Valadares.

Antes de iniciar as atividades, pilotos, copilotos, operadores aerotáticos e operadores de suporte médico do SAMU passarão por um programa de treinamento especializado. A capacitação abrangerá procedimentos de segurança, manobras de voo, operação de equipamentos embarcados e protocolos de atendimento aeromédico. Esse processo visa garantir a eficiência e segurança das missões de resgate e transporte de pacientes.

O EC145-D3 é uma das aeronaves mais modernas disponíveis, equipada com tecnologia de ponta que proporciona maior segurança e eficiência tanto para a equipe quanto para os pacientes atendidos. Elas foram adquiridas por R$ 164 milhões (R$ 82 milhões cada), com recursos do Fundo Estadual de Saúde (FES).

Fotos: SES-MG

Quais são os serviços?

A SES-MG é responsável pela aquisição e manutenção das aeronaves, enquanto o CBMMG fornece pilotos, copilotos e operadores aerotáticos especializados em salvamento, garantindo a segurança e eficiência das operações.

Essas aeronaves do Saav realizam atendimentos pré-hospitalares, transferências inter-hospitalares via SUS Fácil, transporte de órgãos e tecidos para transplantes, resgates em áreas de difícil acesso e apoio às forças estaduais de saúde. O serviço atende a toda a população mineira.

Fotos: SES-MG

Com a chegada dos novos helicópteros, a frota do Saav passa a contar com oito aeronaves, sendo seis helicópteros e dois aviões. Esse incremento possibilita a substituição dos modelos mais antigos e a ampliação da cobertura do serviço aeromédico no estado.

Minas Gerais é o maior prestador de serviço aeromédico do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. A escolha das bases de operação do Saav leva em conta diversos fatores estratégicos, como a infraestrutura aeroportuária, a presença de batalhões do CBMMG, a densidade populacional e a distribuição geográfica do estado, garantindo que o serviço beneficie o maior número possível de mineiros.

Fotos: SES-MG

Fotos: SES-MG

Mais Lidas