Política

Vereador de Brazópolis morre e Câmara interrompe sessão por motivo de luto

Itamar Carlos de Azevedo estava no primeiro mandato como vereador em Brazópolis. Ele produzia azeitonas e azeite, no município.

Nayara Andery / 12 fevereiro 2025

Imagens Câmara e rede social de Itamar Azevedo.

O vereador de Brazópolis, Itamar Carlos de Azevedo, de 65 anos, faleceu na noite desta terça-feira (11/2). Era o primeiro mandato de Itamar (Partido Liberal/PL). Ele estava internado. O presidente da Câmara interrompeu e encerrou a sessão ordinária, ao saber da morte.

A reunião legislativa da noite desta terça-feira durou 17 minutos. A secretária da Mesa Diretora, vereadora Leilane de Almeida (PT), teve que interromper a fala do vereador Adriano Simões (PP) para dar a notícia do falecimento.

O presidente da Câmara, Gessé Raimundo de Souza, pediu o encerramento da sessão, com uma homenagem. “Uma notícia, a sessão está encerrada. O vereador Itamar acabou de falecer. Peço um minuto de silêncio, todos em pé.”

Itamar nasceu em Monsenhor Paulo. Ele era advogado. Segundo pessoas ligadas ao vereador, ele comprou uma fazenda onde produzia azeitonas e azeite e morava no Distrito de Luminosa, em Brazópolis.

Devido a problemas de saúde, ele não participou de nenhuma das três sessões ordinárias da Câmara, em 2025. A informação é que ele estava internado no estado de São Paulo.

O Terra do Mandu tentou falar com a Câmara e as empresas da família de Itamar, mas não conseguiu contato. Até o momento não há informações sobre o velório e enterro, apenas que o corpo estava no estado de São Paulo.

“Ele já estava com a saúde debilitada no fim do ano passado”, conta a fonte. A última publicação de Itamar em redes sociais, foi um vídeo em 31 de dezembro de 2024. Ele apareceu sentado em uma cadeira, em uma fazenda.

Na mensagem ele desejou feliz 2025, onde falou de construir e planejar uma cidade melhor para todos. “Vamos olhar para frente agora e fazer o possível para melhorarmos.”

O suplente de Itamar seria Ricardo Ilheus (PR). Ele terá 48 horas para assumir o cargo, segundo regimento interno da Câmara, aponta uma fonte ao Terra do Mandu.

Notas de luto

A prefeitura e Câmara publicaram notas de luto, ainda nesta terça-feira. “Eleito para seu primeiro mandato, Itamar sempre demonstrou grande compromisso com a cidade e sua população”, cita o município.

As instituições lamentam a morte do vereador e manifestam solidariedade com familiares e amigos.

Mais Lidas