Vazamento de esgoto em área central de Pouso Alegre dura quase 1 mês
População reclama de vazamento de esgoto na Rua Adhemar Cruz, perto da Avenida Vicente Simões. Copasa foi ao local, mas não resolveu o problema.
Nayara Andery / 07 fevereiro 2025População reclama de vazamento de esgoto na Rua Adhemar Cruz, perto da Avenida Vicente Simões. Copasa foi ao local, mas não resolveu o problema.
Nayara Andery / 07 fevereiro 2025Vazamento de esgoto na Rua Adhemar Cruz, segue desde 13 de janeiro. Imagem enviada ao Terra do Mandu.
Esgoto vaza há cerca de um mês, na Rua Adhemar Cruz, no bairro São Camilo. O local fica na área central de Pouso Alegre, ao lado da Avenida Vicente Simões. O mau cheiro e sujeira incomodam os moradores, que contam que a Copasa não resolveu o problema.
Rita Delfino trabalha como coordenadora administrativa em uma empesa nessa rua. Ela e moradores contaram ao Terra do Mandu que o vazamento começou em 13 de janeiro.
Eles registraram reclamação na Copasa. Funcionários da Copasa foram até o local nesta semana, mas o problema continua. Imagem feitas nesta sexta-feira (7/2), mostram o esgoto sair da tampa de bueiro da Copasa, no local.
A população espera que o problema seja resolvido. A reportagem entrou em contato com a Copasa, mas até o fechamento desta reportagem, não tivemos retorno.
Esgoto continua a vazar na Rua Adhemar Cruz, mesmo após Copasa enviar equipe para manutenção ao local. Imagem enviada ao Terra do Mandu.
A Copasa informa que, nesta sexta-feira (07/02), uma equipe técnica retornou à rua Adhemar Cruz, no Centro de Pouso Alegre, para verificar a situação relatada pelos moradores. Assim como em outros pontos da cidade, o problema é resultado da sobrecarga nas redes pluviais e de esgotamento sanitário, causada pelo alto volume de chuvas dos últimos dias e pelas cheias do rios Mandu e Sapucaí-Mirim, que vêm provocando alagamentos.
As equipes da Copasa seguem mobilizadas e atuando em conjunto com os órgãos responsáveis para garantir que as manutenções das galerias pluviais, sob responsabilidade do município, e das redes de esgoto, sob responsabilidade da Companhia, sejam realizadas o mais rápido possível. No entanto, é necessário aguardar a redução do volume das águas para que uma avaliação mais minuciosa seja feita e as medidas operacionais adequadas sejam adotadas.
Embora a situação seja consequência dos alagamentos, a Copasa reforça a importância de os clientes não canalizarem a água da chuva para as redes de esgoto, pois isso pode provocar rompimentos na tubulação, abatimento de valas e refluxo de esgoto para dentro das residências.
Além disso, o esgoto não deve ser direcionado à rede pluvial, pois essa prática faz com que os resíduos sejam lançados diretamente em rios e córregos sem tratamento, causando poluição ambiental e impactos negativos na qualidade da água.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu