Região

Temporal derruba árvore de 20 metros e causa estragos em Extrema

Ventania e temporal derrubaram árvores, causaram danos em imóveis e rede elétrica, em Extrema, nesta quinta-feira (6/2). Bombeiros, prefeitura e Energisa trabalham nos locais afetados.

Nayara Andery / 06 fevereiro 2025

Eucalipto de cerca de 20 metros cai, derruba postes e interdita principal avenida de Extrema durante temporal. Imagem Corpo de Bombeiros de Extrema.

Temporal com ventania deixou rastros de estragos em Extrema, na tarde desta quinta-feira (6/2). Segundo a Defesa Civil, um eucalipto de cerca de 20 metros caiu e bloqueia a Avenida Nicolau Cesarino, perto da rodoviária.

A queda do eucalipto derrubou dois postes e a rede elétrica. Ele bloqueia essa, que é a principal avenida da cidade. A via vai continuar fechada, aponta o comandante do 3º Pelotão de Bombeiros de Extrema, Tenente Lincoln Azevedo.

Ele conta que há outra árvore com risco de queda, no alto do barranco perto de onde estava o eucalipto. O trabalho de remoção de ambas as árvores, será feito no decorrer desta noite.

São 14 quedas de árvores e dez postes quebrados, aponta a prefeitura. O prefeito Fabrício Bergamin postou vídeo com Tenente Lincoln, dessa avenida para alertar a população.

Ele diz que o temporal causou destelhamentos, alagou a Avenida Lavapés, interditou as estradas do Godoy e do Juncal. “A cidade passou por fortíssimas chuvas, tempestade mesmo. Muitos milímetros de chuva em um curto espaço de tempo.”

Bombeiros, Defesa Civil, Departamento de Obras e a companhia de energia elétrica Energisa trabalham na remoção de eucalipto, no início desta noite. Eles também atendem mais ocorrências devido ao temporal na cidade. Tenente Lincoln fala que o volume de chuva em curto período foi incomum para o município.

“Tem grande quantidade de ocorrências na cidade, algo que é além da nossa capacidade de responder no primeiro momento. Porém, todas as ocorrências estão sendo triadas pelo 193 e Defesa Civil. Estamos visitando os locais, verificando riscos e atendendo a população.”

Redes de alta tensão precisaram ser desligadas para equipes trabalharem com segurança nos pontos afetados. O comandante dos bombeiros lembrou dos riscos causados por situações como a queda do eucalipto.

“Tinham pessoas passando, até com boa vontade tentando ajudar. Mas aqui tem risco de ‘eletrocução’, de nova queda de árvores, o que pode causar mais transtorno. Estamos unindo esforços para o mais cedo possível, retornarmos à normalidade.”

O prefeito pede que as pessoas em locais afetados não hajam por conta própria, para evitar riscos. É preciso acionar os bombeiros pelo 193 ou a Defesa civil pelo (35) 98861-9514.

Mais Lidas