A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou uma morte por febre amarela em Extrema, Sul de Minas. Trata-se de um jovem, de 21 anos, que faleceu no dia 18 de janeiro. Conforme a SES-MG, essa é primeira morte pela doença no estado em 2025.
O Terra do Mandu entrou em contato com a prefeitura de Extrema que também confirmou o caso. O município afirmou que o jovem era morador de Bragança Paulista, mas trabalhava em Extrema.
Ainda segundo a prefeitura, no fim do ano, o rapaz tinha ido a passeio para Joanópolis, também no estado de São Paulo, mas que fica próximo ao Sul de Minas. O município também diz que não há nenhum outro caso de humano contaminado pela febre amarela.
Reforço na vacinação
A secretaria municipal de Saúde de Extrema está reforçando a campanha de vacinação contra a febre amarela. As doses estão disponíveis em todos os postos da cidade.
Em nota enviado ao Terra do Mandu, a prefeitura afirma que, diante do atual cenário epidemiológico de epizootias (mortes de primatas não humanos atribuídas à febre amarela) e infecções em humanos confirmadas em municípios adjacentes a Extrema, as equipes de saúde foram recrutadas e orientadas a intensificar a busca ativa por indivíduos não vacinados.
As equipes estão visitando as residências, inclusive em horários não comerciais, a noite e nos finais de semana, com o objetivo de detectar pessoas não vacinadas e ofertar a vacina. Essa busca também é feita em empresas/indústrias instaladas no município.