Uma residência foi invadida por água e esgoto durante as chuvas na noite desta quinta-feira (16/1) em Pouso Alegre, no Sul de Minas. A casa fica na Avenida São Francisco, no bairro Jardim Esplanada, que recentemente recebeu obras por parte da Prefeitura.
Segundo a moradora, o esgoto voltou dos ralos da casa. “O esgoto voltou inteirinho na minha casa. Onde foi feita a obra e o esgoto da rua voltando, com baratas”, diz a mulher em um vídeo divulgado nas redes sociais, enquanto mostra a situação da residência.
Já a Prefeitura Municipal informou que “não há interferência na rede pluvial do município e nem relação com obras realizadas pelo município”.
A Copasa disse que uma equipe técnica esteve na Avenida São Francisco, na manhã desta sexta-feira (17/01), para checar o possível refluxo de esgoto na casa, relatado pela moradora. Confira o que a concessionária alega:
“Durante a inspeção identificou-se que esse refluxo foi provocado em razão do alto volume de água de chuva direcionado para a rede de esgoto do local. Essa prática causa a sobrecarga da rede podendo resultar em extravasamentos, incluindo dentro de residências, como neste caso, entre outros problemas.
Os técnicos da Companhia deram todo o suporte à moradora e esclareceram sobre a importância da ligação correta da água de chuva para evitar esse tipo de ocorrência. Eles informaram também que será construído um poço luminar, que permite à inspeção e desobstrução do ramal de esgoto do imóvel, além da instalação de uma válvula de retenção, para auxiliar que a situação não se repita.
A Copasa reforça que é importante que a população use corretamente o sistema de esgotamento sanitário, não canalizando a água da chuva para os canos de esgoto, que não foram projetados para esse volume extra.”
Para registrar uma reclamação é preciso acionar os canais de atendimento da Copasa e informar o endereço completo, para que técnicos avaliem o caso. Os telefones são 115 e 0800 0300 115 e tem a agência virtual em copasa.com.br, aplicativo Copasa Digital e WhatsApp (31) 99770-7000 (de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, de 8h às 12h).