Esgoto se espalhou por cômodos de duas casas após chuva intensa, na noite desta quinta-feira (16/1), em Conceição dos Ouros. A Defesa Civil informa que atendeu moradores de dois imóveis que relataram o problema.
Imagens enviadas pelo vereador Juninho da Nicéia ao Terra do Mandu, mostram moradores em meio ao esgoto pela casa. Ele atribuiu o problema à obra de asfaltamento realizada nessa rua pela prefeitura, em setembro de 2024. “A obra foi feita sem planejamento, bocas de lobo e sem mexer na rede de esgoto, antes das eleições.”
A prefeitura é a responsável pela rede de esgoto em Conceição dos Ouros. Em nota, ela alega que o esgoto voltou para dentro das casas que têm ligação da rede pluvial à tubulação de esgoto. Isso significaria que a água de calhas e quintais, por exemplo, vá para o esgoto ao invés de ir para a rede pluvial (captação de água das chuvas).
Gilson Faria, responsável pela Defesa Civil, conta que atendeu os moradores atingidos e ajudou na limpeza das casas. Um caminhão pipa foi usado para fazer a limpeza e desobstrução da rede de esgoto.
“A chuva desta quinta-feira foi mais volumosa, mas isso não justifica o esgoto ter voltado dessa forma nessas casas.”
Lama invade loja
Uma loja de materiais de construção foi invadida por lama, na Rua Bueno de Paiva, em janeiro. A área interna e o salão de vendas ficaram repletos de água com lama. No pátio externo, a lama invadiu o espaço. A equipe da loja contou ao Terra do Mandu que o problema se repete quando há chuva forte.
Resposta da prefeitura
A prefeitura ressalta que Conceição dos Ouros teve elevado volume de chuva, nesta quinta-feira. O município não tem o registro pluviométrico. A nota explica o que teria ocorrido para gerar o retorno do esgoto em algumas casas.
“Na Rua Bueno de Paiva, esse volume foi agravado pelo uso inadequado da rede de esgoto por algumas residências, que direcionam água pluvial à rede de esgoto, provocando transbordamento em algumas casas. A Defesa Civil atendeu prontamente as ocorrências e trabalhou até a madrugada para solucionar os problemas. Hoje pela manhã, a Secretaria de Obras concluiu a limpeza das manilhas, que agora estão desobstruídas.”
Segundo a prefeitura, na próxima semana, uma equipe técnica vai realizar vistorias para identificar irregularidades na rede pluvial dos imóveis atingidos. “E orientar sobre as correções necessárias, para prevenir novas ocorrências.” A Defesa Civil está à disposição da população. Os contatos são (35) 98445-5120 e (35) 99869-0332.