Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Câmera flagra acidentes em cruzamento de Pouso Alegre; empresária cobra ações

Acidente em cruzamento do bairro Saúde, em Pouso Alegre. Imagem câmera de segurança.

Acidentes no cruzamento entre a Avenida Dr. Notel Teixeira com a Rua João Carlos Camargo, no bairro Saúde, em Pouso Alegre, geram preocupação. Câmeras flagraram dois acidentes nos últimos sete dias e mais dois, em junho e novembro de 2024.

O local tem trânsito frequente. Ele é uma das ligações entre os bairros Santa Luzia, Saúde, Colinas de Santa Bárbara e região do Recanto dos Fernandes.

A empresária Vanessa Souza entrou em contato com o Terra do Mandu depois de já ter feito reclamações para a prefeitura, apontando que o local tem muito risco. “Muitos descem em alta velocidade. Praticamente todo dia tem barulho de freada e situações de quase acontecerem acidentes, além dos que já aconteceram.”

Os flagrantes são da câmera da empresa dela, na esquina do cruzamento. Uma picape desceu a avenida e bateu na lateral do carro que atravessou a rua sentido ao Colinas de Santa Bárbara, em 12 de junho. A câmera registrou tudo.

Um acidente entre um Fiat Uno e uma moto foi flagrado em 8 de novembro. O Uno atravessava a rua e a moto que descia a Avenida bateu na lateral. Segundo a empresária, a pessoa que pilotava a moto foi parar embaixo do carro.

Os acidentes aconteceram com mais frequência em janeiro, mesmo após a implantação de sinalização no local. No dia 10, um carro parou na esquina da rua, espera um carro passar e ao sair, uma moto desce a avenida e bate na lateral dele. O motociclista é jogado no capô do carro e cai em pé. Ele parece advertir o motorista.

A imprudência causou o último acidente, nesta sexta-feira (17/1). Um SUV estacionado na avenida sai da vaga e faz uma convergência proibida, para entrar na pista sentido Centro. Um Gol que desce a avenida bate na lateral do veículo. O Gol sobe na calçada e o outro carro fica atravessado na via.

Vanessa enviou e-mails para a prefeitura e registrou a reclamação pelo portal do município em 8 de novembro pedindo melhora da sinalização. Ela fez isso depois de presenciar o segundo acidente no local.

“A prefeitura esteve aqui, colocou placas de sinalização, como a de Pare. Mesmo assim teve dois acidentes depois.” Ela voltou a cobrar providências da prefeitura em 10 de janeiro, quando a câmera registrou o terceiro acidente.

Em nota, a prefeitura cita que o local tem sinalização conforme normas vigentes e recentemente recebeu melhorias, com inclusão de mais sinalização educativa. “O departamento de engenharia de trânsito realizará uma nova inspeção no local para verificar a viabilidade de mais alguma medida educativa e tecnicamente assertiva.”

O Poder Executivo pede que “condutores e pedestres obedeçam a sinalização existente nas vias e as normas de trânsito em geral, afinal é através do bom comportamento de todos que o trânsito se torna mais seguro”.