Imagem reprodução prefeitura
O Hospital Monsenhor Pedro Cintra, de Borda da Mata, pode ser doado à FUVS, fundação mantenedora da Univás e do Complexo Hospitalar Samuel Libânio, de Pouso Alegre. A prefeitura e a FUVS assinaram protocolo de parceria para o hospital de Borda da Mata se tornar uma nova unidade do HCSL.
O objetivo é melhorar o atendimento na Capital dos Pijamas. Essa parceria viabiliza a realização de cirurgias e atendimento de alta complexidade da região, em Borda da Mata.
O primeiro ato de governo da prefeita, Tatiana Cobra, foi enviar à Câmara um projeto de lei da doação da área do hospital local. O projeto enviado em 1º de janeiro, depende de votação. A Câmara está em recesso legislativo.
A FUVS cita que o projeto prevê investimentos no imóvel e instalações, além de aprimorar a agilidade e eficiência no atendimento. “O HCSL tem mais de 100 anos de serviços de excelência na saúde e 50 anos de atuação na formação de profissionais pela Univás, a FUVS reafirma seu compromisso com a população de Borda da Mata e região.”
O Hospital Municipal, conhecido como Pronto Socorro, funciona 24 horas e atende urgência e emergência. Dados da prefeitura de Borda da Mata, apontam que cerca de 80% dos pacientes que precisam de internação são transferidos para o HCSL em Pouso Alegre, por convênio entre estado e município.
Pelo projeto, serão doados o imóvel localizado no centro da cidade, a área, mobiliário, utensílios, equipamentos (hospitalares, informática e demais). O prazo de doação é de 20 anos ou até cessação das atividades do hospital ou do asilo, onde ele é localizado.
A justificativa do projeto diz que a unidade do HCSL em Borda da Mata “tornará imediato e automático o acesso à estrutura de alta complexidade do HCSL, que funcionará em sintonia com o hospital de Borda da Mata”.
Tatiana afirma que o projeto traz “a oportunidade de um enorme salto para a saúde pública de Borda da Mata, que a Administração Municipal jamais alcançaria com suas próprias forças e recursos, tendo em visa a vultuosidade dos investimentos necessários”.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.