Um veado-campeiro, também conhecido como veado-mateiro, foi fotografado passeando em uma rua do bairro Rio Manso, em Gonçalves, no Sul de Minas. O flagrante foi feito pelo diretor de Turismo e Cultura da cidade, Álvaro Expedito da Costa.
Segundo o diretor, os olhos brilhantes do animal foram vistos na mata e depois ele apareceu na rua. Há poucos relatos na cidade de quem já viu animal da espécie, a mazama americana. “Ficamos felizes, pois é um bom sinal de preservação da fauna”, disse Álvaro ao Terra do Mandu.
Detalhes da espécie
Essa é uma espécie de cervídeo nativa da América do Sul e costuma ter entre 50 e 65 centímetros de altura e entre 16 e 30 quilos. Sua pelagem é marrom clara, com manchas brancas ou amareladas no dorso e branca no ventre. Seus chifres chegam até 30 centímetros, ramificados e apenas em machos.
O veado-campeiro costuma ter olhos grandes e expressivos e orelhas pontiagudas e móveis. Seu habitat natural são florestas tropicais, campos e pastagens. É um herbívoro, se alimentando de folhas, frutas, gramíneas e brotos. São rápidos, podendo alcançar até 30km/h.
O Terra do Mandu conversou com a Bióloga Especialista e Mestre em Biologia Animal, Ana Barbara Barros, que falou mais sobre a espécie e deu dicas para quem encontrar esse tipo de animal. O veado-campeiro em Gonçalves foi registrado na cidade por volta de 22h do dia 19 de dezembro de 2024.