Moradora de Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, comemorou 110 anos em dezembro de 2024. Dona Francisca Rita de Jesus fez aniversário no dia 12 e comemorou em família. Ela é nascida em 12/12/1914. Ela está entre as pessoas mais velhas do Brasil e é acompanhada por um site especializado em ‘Supercentenários’.
Atualmente, dona Francisca mora no bairro Jardim Mariosa, onde adora receber os filhos, netos, bisnetos e tataranetos. A pedido do Terra do Mandu, a família enviou algumas informações sobre dona Francisca.
Francisca Rita de Jesus nasceu no bairro Palmital, zona rural de Silvianópolis. Ela não frequentou a escola, mas foi alfabetizada em casa e aprendeu a ler e escrever.
Aos 22 anos, Francisca de Jesus se casou com um vizinho, que tinha ficado viúvo. O marido, nove anos mais velho, veio com quatro filhos do casamento anterior. Juntos, o casal teve mais 11 filhos.
Ela viveu na zona rural de Silvianópolis com o marido até criar os filhos, onde era referência para a comunidade.
Morou toda a sua juventude na zona rural de Silvianópolis, onde ajudava na lida doméstica e era referência na comunidade. Segundo a família, dona Francisca sempre foi uma dona de casa dedicada, marcada por sua caridade e acolhimento às pessoas necessitadas.
Extremamente religiosa, é conhecida pela fé e pelos valores que transmitiu à família e à comunidade. Ao mesmo tempo, conhecida por ser vaidosa, foi uma mulher pioneira em sua região, sendo a primeira da zona rural a usar calça comprida, desafiando os costumes da época.
Viuvez e mudança para Pouso Alegre
Francisca Rita de Jesus ficou viúva em 1978, quando ela tinha 64 anos. Após a morte do marido, dona Francisca, que já tinha todos os filhos criados, se mudou para Pouso Alegre. Primeiro ela morou no bairro Nossa Senhora Aparecida. Depois se mudou para o bairro Jardim Mariosa, onde reside atualmente.
Aos 110 anos, dona Francisca é avó de 39 netos, tem 31 bisnetos e 22 tataranetos. Ela gosta de estar rodeada pelos filhos e familiares, mantendo a casa cheia de alegria e movimento.
Segundo a família a saúde de dona Francisca sempre esteve em dia, e ela manteve o hábito de cuidar de si mesma ao longo da vida.