Pouso Alegre

Polícia Civil investiga possível agressão em creche municipal em Pouso Alegre

Exame de corpo de delito foi realizado nesta semana e uma sindicância interna foi aberta pela Secretaria de Educação para apurar o caso

Iago Almeida / 20 dezembro 2024

Prefeitura Municipal também instaurou uma sindicância para apurar o caso / Foto: Iago Almeida

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) abriu um inquérito para investigar uma possível agressão em uma creche municipal em Pouso Alegre, no Sul de Minas. A Secretaria Municipal de Educação também instaurou uma sindicância interna para apurar os fatos. A vítima seria uma criança de 2 anos.

Caso aconteceu na Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Francisco Sales, que atende crianças de zero a três anos do bairro Faisqueira. Segundo a Polícia Civil, “sobre a ocorrência de maus-tratos registrada nesta segunda-feira (16/12), a PCMG informa que apura as circunstâncias. A investigação segue em andamento”.

O Terra do Mandu procurou a Prefeitura, que respondeu por meio de nota que o município solicitou a realização do exame de corpo de delito na criança, que foi realizado na segunda-feira. Na nota, a Prefeitura cita que ainda não é possível afirmar que a situação ocorreu em um ambiente escolar e por servidor público.

A Secretaria de Educação disse que acionou o Conselho Tutelar para acompanhar a ocorrência, que teria chegado a pasta por volta de 21h30 de sexta-feira (13/12). “A mãe da criança somente acionou a Secretaria de Educação por volta das 21h30, aproximadamente 3hrs após a criança estar aos cuidados da família”, disse.

Ainda de acordo com a nota, a Prefeitura citou que a criança deu entrada pela manhã no CEIM e durante as diversas trocas do dia, foi notada assadura e diarreia. “Por volta de 17h a criança passou por nova limpeza e troca de roupas, já aproximadamente às 17h40 ela foi entregue a uma motorista de aplicativo, por solicitação da genitora, ainda com quadro de diarreia”, disse.

Polícia Civil vai investigar o caso / Foto: Terra do Mandu

Terra do Mandu procurou a mãe da criança, mas ela preferiu não se manifestar por enquanto, por orientação do advogado que está acompanhando o caso.

Confira a nota completa da Prefeitura:

“A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Secretaria de Educação, tomou ciência do ocorrido na noite de sexta-feira (13) e de forma imediata, adotou as providências cabíveis, como o acionamento imediato do Conselho Tutelar, órgão que já acompanhou a família em ocasiões anteriores a pedido da Prefeitura.

O município solicitou a realização do exame de corpo de delito, que foi realizado na segunda-feira (16). A Secretaria de Educação instaurou uma sindicância interna para apurar os fatos de maneira clara e responsável, tendo em vista que até o presente momento não é possível afirmar que a situação ocorreu em um ambiente escolar e por servidor público.

Esclarecemos ainda que a criança deu entrada pela manhã no CEIM e durante as diversas trocas do dia, foi notada assadura e diarreia. Por volta de 17h a criança passou por nova limpeza e troca de roupas, já aproximadamente às 17h40 ela foi entregue a uma motorista de aplicativo, por solicitação da genitora, ainda com quadro de diarreia. A mãe da criança somente acionou a Secretaria de Educação por volta das 21h30, aproximadamente 3hrs após a criança estar aos cuidados da família.

A Prefeitura de Pouso Alegre reforça seu compromisso com o respeito e a proteção, especialmente no que se refere aos direitos das crianças”.


Mais Lidas