A partir do dia 24 de dezembro, cinco radares instalados pela BR-459 vão começar a autuar motoristas e motociclistas que não respeitarem a sinalização no Sul de Minas. Os radares estão instalados em dois pontos de Pouso Alegre e no trevo com a MG-173, que liga a Cachoeira de Minas.
Os radares já estão funcionando, desde esta terça-feira (17/12), em caráter educativo e seguirão assim até às 23h59 do dia 23 de dezembro. Durante esse período, os motoristas serão alertados sobre os limites de velocidade sem a emissão de multas.
Segundo a EPR Sul de Minas, concessionária que administra a BR-459, os controladores de velocidade foram instalados com o objetivo de reforçar a segurança viária e conscientizar os motoristas sobre a importância de respeitar os limites de velocidade, especialmente em trechos com grande fluxo de veículos e pedestres.
De acordo com Érica Kawatake, diretora-executiva da EPR Sul de Minas, a operação educativa é uma etapa fundamental para alertar os motoristas sobre os limites de velocidade e a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito.
“O objetivo dos radares vai além da fiscalização: eles são uma ferramenta de prevenção e educação, ajudando a evitar acidentes e a proteger vidas. Trabalhamos constantemente para oferecer rodovias mais seguras e organizadas para todos os usuários”, afirma a executiva.
Os equipamentos estão posicionados nos seguintes pontos da BR-459:
Pouso Alegre:
• Km 107,15 – sentido Poços de Caldas, próximo ao trevo de acesso ao bairro Belo Horizonte
• Km 108,90 – sentido Itajubá, próximo ao trevo de acesso ao Serra Sul Shopping
• Km 109,10 – sentido Poços de Caldas, próximo ao trevo de acesso ao Serra Sul Shopping
Santa Rita do Sapucaí:
• Km 122,40 – nas proximidades do trevo de acesso à MG-173 (rodovia que liga à Cachoeira de Minas), sentido Itajubá
• Km 122,50 – nas proximidades do trevo de acesso à MG-173, (rodovia que liga à Cachoeira de Minas) sentido Pouso Alegre
Após o período educativo, os radares passarão a registrar infrações automaticamente, e a gestão das multas será responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), conforme o contrato de concessão da rodovia.