Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

PRF apreende 88 cigarros eletrônicos em ônibus de turismo, em Pouso Alegre

PRF apreende 88 cigarros eletrônicos na Fernão Dias, em Pouso Alegre. Imagem PRF

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 88 cigarros eletrônicos ao fiscalizar um ônibus de turismo, na Fernão Dias, em Pouso Alegre. O ônibus foi parado no km 871, neste sábado (14), quando seguia de São Paulo (SP) para Lavras (MG).]

A caixa com os itens conhecidos como ‘vape’ foi descoberta no compartimento de bagagens. A comercialização, importação e exportação são proibidas no Brasil, como regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Praticar um desses atos é crime de contrabando, previsto no artigo 334-A do Código Penal. A pena é de dois a cinco anos de prisão.

O homem identificado como dono da carga não estava no ônibus durante a fiscalização. Os cigarros eletrônicos foram apreendidos e destinados à Receita Federal, que aplica as medidas legais cabíveis.

A PRF ressalta que a apreensão é reprime o comércio irregular de produtos como os cigarros eletrônicos. Isso “é essencial para proteger a saúde pública e evitar prejuízos ao mercado formal”.

Riscos à saúde dos cigarros eletrônicos

Apesar de serem proibidos no Brasil, os cigarros eletrônicos são contrabandeados e vendidos no país. Eles são mais populares entre os jovens e facilmente encontrados na internet. Em junho, a PRF apreendeu 346 cigarros eletrônicos e outras mercadorias ilegais, em um caminhão onde o motorista , em Pouso Alegre.

Os “vapes” trazem sérios riscos à saúde. Segundo estudos, eles contêm substâncias tóxicas, como nicotina em altas concentrações, metais pesados e compostos voláteis. Eles podem causar dependência, doenças respiratórias, danos ao sistema cardiovascular e à síndrome EVALI (lesão pulmonar associada ao uso de cigarros eletrônicos).

“O consumo, especialmente entre jovens, representa uma ameaça crescente, agravada pela falsa percepção de que são mais seguros do que os cigarros convencionais. A PRF reforça seu compromisso em combater o comércio irregular e conscientizar sobre os perigos à saúde pública”, destaca a PRF.