Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Paciente com câncer no intestino precisa de cirurgia urgente e pede ajuda

Luta pela vida: Paciente com câncer no intestino precisa de cirurgia urgente e pede ajuda. Imagem: Nayara Andery/Terra do Mandu

Ronaldo tem 43 anos, quatro filhas, dois netos e luta contra o tempo para viver e não ter sequelas desse carcinoma. Ele descobriu a doença tarde, quando o tumor já tinha cinco centímetros e trouxe alterações no organismo. Já são vários exames e três diagnósticos médicos de que ele precisa ser operado por robótica ou laparoscopia até o fim de dezembro, devido ao local e tipo do tumor. VEJA O RELATO NO VÍDEO ACIMA!

Ele foi informado que fazer esse tipo de cirurgia dentro desse prazo, pode evitar sequelas e metastase. Sem ter como realizar essa cirurgia em Pouso Alegre ele tentou pelo Hospital do Amor, em Barretos, mas não conseguiu e precisa correr contra o tempo.

A cirurgia está marcada para 21 de dezembro, no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo e será feita por um médico reconhecido pelo sucesso das cirurgias de tumor no reto. Ronaldo já conhece duas pacientes da região que passaram pelo mesmo procedimento e se recuperam bem, sem sequelas. A cirurgia e exames custam cerca de R$ 164 mil, mas Ronaldo não tem como arcar com esse custo.

Guilherme e a família, empresários e amigos de Ronaldo, fizeram uma campanha para ajudar. Guilherme fez uma postagem onde se colocou como Ronaldo e pediu para que amigos, clientes e seguidores se colocassem no lugar dele e ajudassem na rifa da cirurgia.

Eles conseguiram arrecadar R$ 70 mil e sem ter mais tempo, pedem ajuda ao poder público para viabilizar o restante que Ronaldo precisa para ser internado em SP daqui a seis dias, para ser operado.

A campanha chegou até ao gabinete do prefeito e foi feito o direcionamento para o superintendente de saúde, que os orientou a como dar entrada nesse pedido na Defensoria Pública. Mesmo assim, a resposta não surtiu efeito no prazo dado pelos médicos.

Campanha para a cirurgia de Ronaldo – Chave PIX ronaldoleandrosantos@gmail.com

Nota da prefeitura de Pouso Alegre:

A Prefeitura de Pouso Alegre informa que o atendimento médico ao paciente foi realizado conforme os protocolos estabelecidos, sendo encaminhado ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio para avaliação. No entanto, a unidade hospitalar oficializou nesta sexta-feira, 13 de dezembro, que não realiza o procedimento necessário na cidade.

Em virtude dessa informação, a Prefeitura de Pouso Alegre já está em contato com hospitais especializados em Belo Horizonte e Barretos, a fim de buscar que o paciente receba o atendimento adequado e necessário para o seu quadro de saúde, respeitando o fluxo de atendimento de pacientes de Minas Gerais.

A administração municipal permanece comprometida com o cuidado da saúde da população e continuará acompanhando o caso de perto, buscando as melhores alternativas para o atendimento do paciente.