Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Ruas do bairro São Geraldo ficam com água acumulada após chuvas

Mais um período chuvoso chegou e mais uma vez o bairro São Geraldo, em Pouso Alegre, está sofrendo com água acumulada em ruas e calçadas. A situação gera revolta de moradores, que precisam conviver com o mau cheiro e precisam ainda passar pelas águas nas ruas para saírem de suas casas.

Imagens enviadas ao Terra do Mandu mostram a situação, que perdura mesmo após a chuva ter se encerrado. Há ruas com água parada nesta sexta-feira (6/12), mas a situação estava ainda pior nesta quinta-feira (6/12).

“Não está chovendo e a água aumentou. Eu tive que pegar meu carro e falar pra minha filha deixar lá no Morumbi. E eu estou com uma neném de 10 dias lá. Todo ano é a mesma coisa”, disse uma moradora ao Terra do Mandu. Veja fotos enviadas por ela:

Foto: redes sociais

Foto: redes sociais

Foto: redes sociais

Uma outra moradora mostrou a situação encontrada em ruas próximo da Lagoa da Banana, onde a água toma conta de vias e calçadas. Confira imagem abaixo:

Segundo a Prefeitura, entre 2 e 4 de dezembro, choveu cerca de 130 milímetros em Pouso Alegre. Já entre 00h e 8h desta quinta-feira (5/12), foram 61 mm de chuva. Foi um alto volume durante o período.

Outros pontos também ficaram alagados com a chuva desta quarta-feira (4/12), como ruas do bairro Faisqueira. Não há desabrigados e desalojados na cidade, segundo a Defesa Civil, que informou ainda que os pontos de alagamento no município estão sendo monitorados pelas equipes de plantão.

O que diz a Prefeitura?

Em nota enviada ao Terra do Mandu, após o questionamento da reportagem, a Prefeitura de Pouso Alegre informou que tem implementado diversas ações para mitigar os danos causados por esses eventos, como a construção da Casa de Bombas da Diquinha e reforma da Casa de Bombas da Dique II.

“Tais medidas têm apresentado resultados positivos, e, até o momento, não houve registros de ocorrências de residências invadidas pelas águas com perda total dos bens. A administração está monitorando o bairro durante 24hrs por dia”, citou. 

Ainda, a prefeitura disse que o bairro São Geraldo está localizado à margem do Rio Sapucaí Mirim e, devido à sua posição geográfica abaixo do nível do rio, a região é suscetível a alagamentos, especialmente em períodos de fortes chuvas.

Confira a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Pouso Alegre esclarece que o Bairro São Geraldo está localizado à margem do Rio Sapucaí Mirim e, devido à sua posição geográfica abaixo do nível do rio, a região é suscetível a alagamentos, especialmente em períodos de fortes chuvas.

Nos últimos dois anos, a administração municipal tem implementado diversas ações para mitigar os danos causados por esses eventos como a construção da Casa de Bombas da Diquinha e reforma da Casa de Bombas da Dique II. Tais medidas têm apresentado resultados positivos, e, até o momento, não houve registros de ocorrências de residências invadidas pelas águas com perda total dos bens.

Vale destacar que, entre segunda-feira (2) e quinta-feira (4), foram registrados cerca de 130 mm de chuva por dia, o que representa um volume significativo. Nesta sexta-feira (5), somente durante a madrugada e o início da manhã, foram acumulados mais de 61 mm de chuva.

A Prefeitura de Pouso Alegre compreende os transtornos causados pela chuva e reafirma seu compromisso em continuar trabalhando para minimizar os impactos dessas condições climáticas. A administração está monitorando o bairro durante 24hrs por dia e segue a disposição da população para prestar orientações, oferecer suporte e atuar de forma rápida em casos de emergência.

Reforçamos que a colaboração e o apoio de todos são essenciais para o enfrentamento dos desafios climáticos e a proteção da comunidade”.

Casa de Bombas foi construída

As três bombas instaladas na ‘Diquinha’ já estão sendo acionadas nesta semana. Segundo a Secretaria de Obras, as bombas servem para evitar enchentes na parte baixa do bairro São Geraldo. Entretanto, ainda há ruas com água, o que demonstra necessidade de mais bocas de lobo, segundo moradores.