Pouso Alegre lidera geração de empregos em outubro; Extrema aparece em segundo

Indústria, Construção e Serviços se destacaram em Pouso Alegre. Em Senador José Bento não houve nenhuma contratação em outubro, segundo Caged

Iago Almeida / 02 dezembro 2024

Foto: Prefeitura de Pouso Alegre/MG

Pouso Alegre continua se destacando como referência econômica e geradora de emprego na região do Sul de Minas. De acordo com os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o município alcançou o saldo positivo de 372 novas contratações formais no mês de outubro de 2024.

O Caged apontou um total de 3.301 admissões contra 2.929 demissões em outubro em Pouso Alegre. Os segmentos que mais contrataram foram a Indústria (+99), a Construção (+92) e os Serviços (+43), seguidos pelo Comércio (+38) e o setor Agropecuário, que também apresentou leve aumento (+1). Veja abaixo:

Extrema é a cidade que apareceu em segundo lugar em outubro, com 366 vagas criadas, após 2.846 admissões e 2.480 demissões. Também se consolidando como um grande polo industrial, a cidade, que faz divisa com o estado de São Paulo, teve o setor de Serviços liderando em outubro; veja os números do Caged:

Segundo dados gerais de 2024, Pouso Alegre teve um saldo positivo acumulado de 3.329 empregos gerados no ano. Nos últimos 12 meses, o saldo foi igualmente positivo, com a criação de 3.315 novas vagas.

“Esses números reforçam o papel de Pouso Alegre como um dos principais motores econômicos do Sul de Minas. O município, que já é conhecido por sua força industrial e logística, continua a se destacar entre as cidades que mais geram empregos no estado de Minas Gerais, figurando no ranking entre os dez municípios que mais abriram vagas entre janeiro e outubro deste ano”, citou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Comparação com mais cidades

Comparada com outras cidades, Pouso Alegre aparece bem a frente entre as três maiores do Sul de Minas. Poços de Caldas, maior cidade da região, terminou o mês de outubro com saldo de 36 vagas, após 2.384 admissões e 2.348 demissões. Varginha, terceira maior da região, somou 2.519 contratações e 2.510 demissões, ficando com saldo de apenas 9 em outubro. Veja nas tabelas abaixo:

Números de Poços de Caldas / Reprodução Caged

Números de Varginha / Reprodução Caged

Outras cidades da região ficaram com saldo positivo na geração de empregos em outubro. É o caso de Paraisópolis, que teve 228 admissões e 131 demissões, ficando com saldo de 97. Machado também terminou com saldo positivo de 202 (620 admissões e 418 demissões).

Camanducaia teve saldo de 112 em outubro, sendo 403 admissões e 291 demissões. Já o saldo em Ouro Fino foi de 25, com 311 contratações e 286 demissões. Em Itajubá os números chegaram a saldo de 121; veja abaixo:

Números de Itajubá / Reprodução Caged

Senador José Bento sem contratações em outubro

Um dos municípios que chamaram atenção nos dados liberados pelo Caged, foi Senador José Bento. A cidade, que tem 2.068 moradores e fica a 33 KM de Pouso Alegre, não teve nenhuma contratação no mês de outubro. Com três demissões no mês, o saldo ficou em -3 no município; veja:

Números de Senador José Bento em outubro / Reprodução Caged

Segundo dados gerais, Senador José Bento teve apenas sete contratações em 2024, entre janeiro e outubro, e 10 demissões. Com isso, o saldo do ano também fica em -3; veja abaixo:

Números de Senador José Bento em 2024 / Reprodução Caged

Cidades com saldo negativo

Algumas cidades da região tiveram números negativos na geração de empregos em outubro de 2024. É o caso de São Gonçalo do Sapucaí, que ficou com saldo de -88. Foram 246 admissões, contra 334 demissões no mês; veja abaixo:

Números de São Gonçalo do Sapucaí / Reprodução Caged

Dentre outras cidades que negativaram em outubro na região, então: São Lourenço (-10), Santa Rita do Sapucaí (-26), Heliodora (-17), Jacutinga (-14), Gonçalves (-6), Bueno Brandão (-1).

Confira aqui os dados de cada uma das cidades do Sul de Minas (Clique em dados setoriais e depois preencha os quadros com o estado, ano e mês e a cidade).

Mais Lidas