Neste sábado (23/11), a Secretaria de Saúde de Pouso Alegre realizará o Dia D de Multivacinação. A campanha, que acontecerá das 08h às 16h, terá 19 salas de vacinação abertas para atender todas as crianças e adolescentes de até 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).
A ação tem como objetivo intensificar a atualização da caderneta de vacinação, garantindo que o público-alvo esteja protegido contra diversas doenças preveníveis. Entre as vacinas disponíveis estão as que compõem o Calendário Nacional de Vacinação, incluindo imunizantes importantes como a BCG, hepatite B, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), entre outras.
Uma novidade importante desta campanha é a alteração na aplicação da vacina contra a poliomielite. Tradicionalmente conhecida pela forma de gotinha, a vacina contra a poliomielite agora será injetável para todas as crianças, uma medida que segue as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
Segundo o Ministério, a mudança visa garantir uma resposta imunológica mais eficaz e aumentar a proteção contra o vírus da pólio, que causa a paralisia infantil. Débora Alves de Souza, enfermeira técnica responsável pelo Imunizar, destaca que o foco é garantir a proteção das crianças.
“O Dia D de Multivacinação é uma oportunidade importante para os pais atualizarem a caderneta de seus filhos e garantirem proteção contra diversas doenças. Nosso foco é garantir que nossas crianças e adolescentes estejam mais protegidos”, disse a enfermeira.
A Prefeitura reforça que todas as doses estarão disponíveis de forma gratuita, e para vacinar, basta comparecer a uma das 19 salas de vacinação abertas no dia, levando a caderneta de vacinação e um documento de identificação. Confira a lista das 19 salas de vacina abertas em Pouso Alegre:
- Norma de Moraes Tolentino – Santa Edwirges
- Sebastião Reis – São João
- Gilberto M. Duarte – Esplanada
- São Cristóvão/Jardim Brasil – Jardim Brasil
- Centro de Imunização – Centro
- Dr. Jesus R. Pires – Cidade Jardim
- Colinas de Santa Bárbara – Colinas de Santa Bárbara
- João Evangelista dos Anjos Neto – Belo Horizonte
- Adelson dos Reis Matias – Jatobá
- José Narciso Kersul – Foch
- Moacir de Carvalho – Yara
- São Geraldo – São Geraldo
- João de Castro Marques – Fátima
- Faisqueira Pão de Açúcar – Pão de Açúcar
- Unidade Materno Infantil – São Geraldo
- Luiz Gonzaga Ramos – Faisqueira
- Maria Joana Barbosa – Algodão (Zona Rural)
- Rosa Luiza Pereira – Cruz Alta (Zona Rural)
- Francisco C. Faria – Pantano (Zona Rural)
Programa Mineiro de Imunizações
A fim de implementar e monitorar as ações de imunização e suas estratégias no estado, a Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde em Minas Gerais (CIB-SUS-MG), aprovou, em setembro de 2024, o Programa Mineiro de Imunizações (PMI).
Alinhado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), o PMI é uma iniciativa inédita e delimita de forma clara as atribuições do Estado e dos municípios, o financiamento e as prioridades para a vacinação no território.
Coberturas vacinais em Minas Gerais
Segundo a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), Minas Gerais vem registrando importantes avanços nas coberturas vacinais. A cobertura da meningocócica C, que estava em 97,05% em 2023, aumentou, de janeiro a setembro de 2024, para 104,15%, ultrapassando a meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde.
Já no caso da tríplice viral, o índice, que era de 90,11% para a primeira dose (D1) e 74,31% para a segunda dose (D2) em 2023, aumentou para 106,19% (D1) e 81,69% (D2), em 2024 (janeiro a setembro).