Pouso Alegre

Parquinhos em áreas públicas de Pouso Alegre são alvo de vandalismo

Brinquedo de parquinho perto da Mina do João Paulo foi incendiado. Segundo prefeitura, vários atos de vandalismo depredaram playgrounds em bairros da cidade.

Nayara Andery / 13 novembro 2024

Parques infantis de Pouso Alegre têm sido alvo de vandalismo. Brinquedo de playground na região da Mina do bairro João Paulo foi incendiado. No parquinho do Colinas de Santa de Bárbara, vândalos cortaram a rede de escalada que dá proteção às crianças subirem no brinquedo.

O alerta é da prefeitura. Ela pede mais conscientização sobre a conservação de espaços públicos e que a população denuncie atos de vandalismo.

A prefeitura cita que a depredação é praticada por adolescentes e adultos que não entendem a importância desses espaços para desenvolver e dar segurança às crianças. “Essas áreas são um ambiente seguro e saudável para o lazer. Essa destruição preocupa, pois compromete a diversão e o direito a um espaço adequado para brincar e interagir.”

Quem custeia a manutenção dos espaços públicos é a prefeitura, por meio dos impostos pagos pela sociedade. Quando um espaço como esse é depredado, todos pagam pela recuperação do local.

Segundo o poder público, “ao longo do último mês, foram registrados vários outros episódios de depredação. É urgente a conscientização sobre a importância do respeito a esses equipamentos e à coletividade”.

Todos os playgrounds são projetados para crianças. A prefeitura alerta que o uso por adolescentes e adultos é proibido. Desrespeitar essa determinação pode danificar ou quebrar os equipamentos de parques infantis.

A ajuda da população pode evitar a depredação de playgrounds e espaços públicos. Em caso de vandalismo, denuncie. A denúncia anônima pode ser feita através do telefone 190, da Polícia Militar.

Mais Lidas