Notícia

Festival de Judô em Pouso Alegre reúne 100 atletas de projeto social

Competição, troca de faixas e atividades acontecem nesta terça-feira (12) no Rosão e na quinta-feira (14), na Apae e Centro de Convivência João Neguinho.

Nayara Andery / 12 novembro 2024

Alunos de Projeto Vale Esportes, que incentiva prática de judô em parceria da ONG Ajudôu e Cemig, em Pouso Alegre. Imagem divulgação.

Festival de Judô reúne 100 atletas em Pouso Alegre, nesta terça-feira (12) e quinta-feira (14). Eles são alunos do Projeto Vale Esportes, parceria entre a ONG Ajudôu, de Pouso Alegre e Cemig.

As atividades acontecem na manhã e tarde, entre elas estão competições e a cerimônia de entrega de faixas. O local do primeiro dia do evento é a quadra de esportes do Rosão. Na quinta-feira, o festival acontece na APAE, no bairro Árvore Grande e no Centro de Convivência João Neguinho.

Para os alunos, um dos momentos mais esperados é a cerimônia de graduação, em que eles recebem novas faixas. É o resultado do preparo e aprendizado ao longo de meses, símbolo da dedicação, disciplina e evolução dos atletas.

Dalton Pinheiro, coordenador do projeto, ressalta que ações como essa são potentes ferramentas de transformação social. “A troca de faixa dos alunos junto com o Festival, marca um importante momento do Projeto Vale Esportes, é um momento de confraternização de todos envolvidos e valoriza toda a dedicação dos alunos durante o projeto”.

A ONG Ajudôu oferece aulas gratuitas de judô para crianças e adolescentes, de seis a 17 anos. Em 2023 foram abertas 170 vagas em parceria entre a ONG, prefeitura e Unilever. A iniciativa apoia a prática do esporte e o desenvolvimento integral.

O Projeto Vale Esportes tem patrocínio de cerca de R$ 350 mil da Cemig, pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. A verba foi revertida na compra de quimonos para todos alunos, o que propicia igualdade e inclusão no projeto.

A Cemig lança editais anuais para patrocinar projetos que promovem a prática de esportes, com benefícios sociais e de cidadania. O foco principal são os que atendem crianças e adolescentes.

“Nos últimos seis anos, a Cemig destinou mais de R$ 44 milhões para projetos esportivos. É o impacto positivo na vida de mais de 28 mil crianças e adolescentes, em diferentes regiões de Minas Gerais”, explica o gerente de Sustentabilidade da Cemig, Adiéliton Galvão Freitas.

Tem novo edital aberto

Parcerias como a da Cemig, poder público e empresas, fomentam o esporte. Elas são ferramentas essenciais para promover iniciativas esportivas amadoras e atletas profissionais.

Projetos de diferentes modalidades esportivas podem concorrer a patrocínio da Cemig. O edital de chamada pública para captação de recursos está aberto. As inscrições são gratuitas e devem ser preenchidas até 11 de julho de 2025, na página de chamadas públicas da Cemig.

As regras estão disponíveis na mesma página do edital. As seleções são trimestrais, conforme a data de inscrição dos projetos. Os escolhidos serão anunciados no final do quarto trimestre de 2024 e demais trimestres de 2025.

Mais Lidas