Beneficiários do INSS têm procurado a unidade do Procon de Pouso Alegre para reclamações de descontos indevidos em seus benefícios. Em 2024 já são mais de 500 registros desse tipo de problema.
De acordo com o órgão de proteção e defesa do consumidor, os números crescentes de reclamações estão relacionados a descontos indevidos de contribuições associativas nas folhas de pagamento de aposentadorias e pensões do INSS.
O coordenador interino do Procon, Luiz Lisboa, destaca a importância de os beneficiários estarem atentos a essas cobranças.
“Orientamos todos que recebem algum benefício do INSS a realizarem uma consulta de sua folha de pagamento, que pode ser feita diretamente na agência, pelo aplicativo ‘MEU INSS’ ou pelo telefone 135”.
O que fazer ao perceber o desconto indevido
Caso sejam identificados descontos, o Procon recomenda que solicitem o bloqueio imediato e total das contribuições associativas por meio dos canais disponíveis pelo INSS.
“Após realizar a solicitação, os beneficiários devem obter o demonstrativo de desconto e comparecer ao Procon para registrar a reclamação”, acrescenta Luiz. Essa iniciativa visa proteger os direitos e garantir que eles não sejam prejudicados.
O Procon de Pouso Alegre também atende as cidades de Estiva, Senador José Bento e Congonhal, oferecendo suporte presencial para reclamações.
Para mais informações ou dúvidas, o Procon está à disposição através do telefone 3449-4932.