A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 4,2 kg de pasta base de cocaína, em um ônibus fiscalizado na Fernão Dias, em Pouso Alegre. Essa ação de combate a crimes aconteceu na tarde desta terça-feira (29). A passageira, de 34 anos, foi presa.
O veículo seguia de São Paulo (SP) para Belo Horizonte (MG), quando foi parado pela PRF no km 871. Policiais vistoriaram as bagagens dos passageiros. A droga estava dentro de uma mochila, no bagageiro sobre os bancos.
Os quatro tabletes pesaram 4,2 kg. A passageira que estava com a mochila, disse que levava a droga de SP para a capital mineira. A jovem presa e a droga apreendida foram levadas para a Delegacia da Polícia Civil de Pouso Alegre.
Segundo a PRF, “a Pasta Base de Cloridrato de Cocaína é uma substância bruta e altamente concentrada obtida do processamento inicial das folhas de coca, contendo um teor elevado de alcaloides psicoativos. Ela é usada para a fabricação de drogas mais puras e perigosas, como o crack e o próprio cloridrato de cocaína refinado”.
Entre os efeitos que a pasta base causa estão intensa euforia, aceleração cardíaca e elevação da pressão arterial. O uso repetido pode gerar danos graves ao sistema cardiovascular, comprometimento neurológico, dependência química e transtornos psicológicos severos, como paranoia e depressão.