Depois de 82 dias, a Copasa suspendeu o Plano de Racionamento de Abastecimento em São Gonçalo do Sapucaí. O abastecimento foi normalizado nesta segunda-feira (21), segundo a companhia de água e esgoto.
Moradores tinham que lidar com o cronograma de abastecimento em bairro alternados. Nos bairro mais altos, havia queixa que a água não chegava. As reclamações de falta de água e de problemas no abastecimento foram tema de reportagem do Terra do Mandu, em 10 de setembro.
A Copasa informa que o rodízio foi necessário, devido à escassez hídrica no período de estiagem. O Plano de Racionamento foi comunicado à Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG).
A medida tentou garantir a distribuição de água. Segundo a Copasa, o retorno recente das chuvas permitiu a suspensão do rodízio.
“O índice pluviométrico registrado no último domingo (20) foi de 70,5 mm. Esse volume proporcionou uma melhora significativa no nível dos mananciais utilizados pela Companhia para a captação de água, permitindo a recuperação e o reequilíbrio dos sistemas de abastecimento.”
Quem tiver problemas no abastecimento deve registrar reclamação na Copasa. Os telefones 0800 0300 115 e 115, aplicativo Copasa Digital e agência virtual em copasa.com.br, atendem 24 horas. O WhatsApp é (31) 99770 7000.
É necessário o uso consciente da água
O encerramento do rodízio representa um alívio na cidade. Para evitar novos racionamentos, a Copasa lembra que “a colaboração continua sendo fundamental no que diz respeito ao consumo consciente e à correta reservação da água.”
Dicas para o uso consciente preservam a natureza e economizam na conta de água. As dicas nos cuidados pessoais são: tomar banhos rápidos; fechar a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba ou lavar a louça.
Já no cotidiano, o uso consciente inclui: evitar lavar carros, ou se precisar, usar balde; usar máquina de lavar roupa na capacidade total de carga; reutilizar água da máquina de lavar roupa para limpar quintais e calçadas; varrer o passeio, ao invés de lavar; e molhar plantas com regador, ao invés da mangueira.