A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou nesta quinta-feira (17/10) a megacampanha “Se deu dúvida, é golpe!”. O objetivo da instituição é chamar a atenção e conscientizar a população mineira, principalmente os idosos, sobre a atuação de criminosos que utilizam a internet para aplicar os mais diversos golpes de estelionato.
São golpes como pix errado, promoções tentadoras, falsos atendentes de bancos, cupons de descontos e boletos falsos. A campanha, que tem o influencer Tião Bruto Sistemático como garoto-propaganda, integra as estratégias da PMMG para redução da criminalidade em Minas. Ele é de Cana Verde, próximo de Campo Belo.
Ela foi elaborada com base no tripé: comunicação, inteligência e operações. No viés da comunicação, a campanha contará com diversas peças publicitárias como spot de rádio, vídeos, outdoors e cartazes com dicas de segurança que serão distribuídos em todas as regiões de Minas.
No âmbito do serviço de inteligência, haverá o direcionamento de esforços para o levantamento de identificação de autores envolvidos nesses delitos.
“Destaca-se, ainda, que ao longo da campanha, serão realizadas diversas operações, direcionadas a partir de um Procedimento Operacional Padrão que está sendo elaborado pela PMMG com orientações voltadas especificamente aos crimes cibernéticos”, diz a PMMG.