Região

Câmera flagra cão amarrado sendo arrastado por carroça no Sul de Minas

Homem disse que o cão estava matando suas galinhas; animal não resistiu e morreu; PM do Meio Ambiente diz que está tomando "medidas cabíveis"

Iago Almeida / 14 outubro 2024

Foto: redes sociais

Um flagrante de maus-tratos animal deixou a população de Piranguinho, no Sul de Minas, revoltada no último sábado (12/10). Uma câmera de segurança flagrou um cachorro amarrado, sendo arrastado por uma carroça no bairro rural Bom Retiro.

Na imagem é possível ver que a carroça está sendo puxada por dois cavalos e guiada por um homem. O cão aparece amarrado por uma corda, parecendo estar desacordado. O caso repercutiu nas redes sociais após a divulgação do vídeo.

Segundo a Polícia Militar do Meio Ambiente, as medidas cabíveis estão sendo tomadas. “Os fatos se amoldam ao artigo 32 da Lei Federal 9.605/1998 – Lei dos Crimes Ambientais, com atualização da Lei 14.064/2020”, explicou a PMMA.

Homem falou com a polícia

Após receber denúncia, a Polícia Militar identificou o suspeito e foi até a casa dele. Para os policiais, o homem disse que o cachorro havia invadido sua residência dias antes, causando a morte de cerca de 11 galinhas.

Ele ainda alegou que foi à procura do dono do animal, mas foi informado que o cachorro havia sido abandonado naquele local. Uma pessoa teria dito a ele que o proprietário do cão seria um morador do bairro Teodoros, e com isso, ele disse que a intenção era levar o cachorro de volta e responsabilizar o dono pela morte das galinhas.

Ainda para a polícia o homem informou que tentou colocar o cachorro na carroça, mas que o animal tentou mordê-lo e por isso resolveu amarrar o cão. O autor disse ainda que o cão teria desmaiado no percurso e, por conta de uma deficiência física, ele não teria conseguido levantar o animal para o colocar na carroça.

“Moradores disseram que o autor conduziu o animal de forma inadequada e que, após um tempo, começou a andar mais rápido com a charrete, o que levou à morte do cachorro. Quando questionado, não parou para esclarecer os fatos, continuando seu caminho. Ele afirmou que seu objetivo era devolver o cachorro ao dono, mas não teve sucesso”, disse a PM.

O cão não resistiu aos ferimentos e morreu durante o percurso. O homem disse que chegou até seu terreno com o cachorro e enterrou o animal, junto das galinhas mortas.

Autor não foi preso

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) abriu um inquérito para investigar o caso. O homem não foi preso. Segundo a Polícia Militar, a natureza do boletim de ocorrências é com informações das testemunhas. Nele, o suspeito é citado como autor de abuso de maus-tratos, ferir ou mutilar animais.

Ainda segundo a PM, como o fato aconteceu no sábado (12/10), por volta de 18h30 e as testemunhas entraram em contato com PM no dia seguinte, não houve prisão em flagrante. A PM ouviu a denúncia e depois, a versão do autor. Em seguida, o fato seguiu para investigação da Polícia Civil.

“A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) instaurou inquérito policial para apurar o caso de maus tratos a animais ocorrido no sábado (12/10), em Piranguinho. Na ocasião, não houve conduzidos à delegacia”, informou a PCMG em nota.



Mais Lidas