Educação

Mesada para os filhos contribui para consciência sobre dinheiro?

Veja os apontamentos da pesquisa especial da Serasa para marcar o Dia das Crianças. O que dizem os pais e mães sobre o tema?

Terra do Mandu / 12 outubro 2024

Imagem reprodução Pixabay

Levantamento realizado a pedido da Serasa para marcar o Dia das Crianças aponta que 89% dos pais e mães entrevistados pelo Instituto Opinion Box, a instituição da mesada contribui para a consciência dos filhos sobre o verdadeiro valor do dinheiro. Porém, somente 56% conseguem cumprir com o compromisso de dar uma quantia mensal aos filhos.

Entre a parcela que ainda não dá nenhum tipo de mesada, 35% optaram por ensinar os filhos sobre a importância de trabalhar para ganhar o próprio dinheiro. Na sequência, 32% preferem controlar as finanças e dar dinheiro de acordo com a necessidade da criança e 27% declaram não ter condições financeiras de dar mesada.

Mesada requer bom comportamento

a maioria dos casos, a mesada está condicionada ao comportamento em casa (58%) e ao comportamento na escola (56%), mas também está atrelada às notas escolares (48%) e à realização de tarefas domésticas (41%). Segundo o estudo, 79% dos pais afirmam explicar aos filhos a importância de poupar e fazer investimentos a longo prazo, pensando na faculdade.

O levantamento mostrou, ainda, que os filhos começaram a receber mesada entre 6 e 8 anos (30%) e, 28%, antes dos 5 anos. Para 14%, a mesada passou a fazer parte da rotina entre 12 e 14 anos e, para 4%, entre 15 e 18 anos.

Preocupação com o futuro

Apesar de 81% dos pais afirmarem que os filhos têm mais acesso a informações sobre finanças do que eles, quando tinham a mesma idade, 80% admitem se preocupar que as crianças cheguem à vida adulta sem saber como lidar com as finanças.

Da mesma forma, 83% consideram importante incluir os filhos nos assuntos da casa para que sintam abertura para falar sobre o tema futuramente, ensinando, principalmente, a importância de ter uma vida financeira saudável.

Metodologia

O estudo faz parte da 11ª edição do Serasa Comportamento, série de levantamentos realizados pela Serasa sobre a forma como os brasileiros lidam com suas finanças. A pesquisa ouviu 1.540 consumidores de todas as regiões do país, de 18 até 60 anos ou mais.

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