O Governo de Minas Gerais abriu o Cadastro Escolar para quem vai ingressar em escolas públicas, em 2025. É preciso preencher o formulário no site do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem).
As inscrições terminam em 1º de novembro. O resultado sairá em 4 de dezembro, no site do Cadastro Escolar, quando é possível conferir a escola em que o estudante conseguiu a vaga.
Famílias que não têm acesso à internet, terão suporte para fazer o cadastro. Elas podem usar computadores das escolas estaduais, municipais ou das prefeituras dos municípios que aderiram ao Sucem.
No Sul de Minas há adesão de municípios nas regionais de ensino de Itajubá, Pouso Alegre e Poços de Caldas. Consulte a lista aqui. É o caso de Pouso Alegre, onde o cadastro para a rede municipal também é feito pelo Sucem.
Uma novidade é que o CPF do (a) candidato (a) à vaga passa a ser dado obrigatório no Sucem. Quem não tiver o CPF, pode se cadastrar gratuitamente no site da Receita Federal.
Quem deve participar
O cadastro é obrigatório para quem vai ingressar em uma escola pública estadual ou na rede municipal dos 715 municípios que aderiram ao Sucem. Existem outras situações em que ele também é exigido:
- Quem vai mudar de escola em 2025;
- Alunos que vão migrar da rede particular para a pública;
- Estudantes que estão na rede pública em 2024, mas que essa escola não terá em 2025, o nível de ensino ou ano escolar subsequente ao que ele esteja cursando;
- Quem vai retornar ao Ensino Fundamental ou Ensino Médio regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA);
- Interessados em vagas de cursos técnicos em escolas estaduais.
Cada aluno inscrito no Cadastro Escolar, têm o encaminhamento da matrícula. Depois, o responsável por ele deve ficar atento para o prazo da matrícula, que será presencial na escola definida pelo Sucem.
O sistema unificado da Secretaria de Estado de Educação de MG direciona os inscritos conforme a vaga disponível. Ele considera o turno e espaço físico disponíveis nas escolas, tipo de atendimento e nível de ensino oferecido.
São vários critérios de direcionamento da vaga e desempate. A prioridade segue a seguinte ordem: estudantes com deficiência; zoneamento; zona; estudantes com irmãos que frequentam a escola pretendida (conforme zoneamento); estudantes já matriculados na rede pública e estudantes de menor idade.
O prazo para matrícula na rede estadual começa em 18 de dezembro. Quem conseguir vaga na rede municipal, deve consultar o calendário de matrícula do município.