Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Quase 14 mil pessoas deixaram lista de inadimplência em agosto em MG

Foto: Divulgação Serasa

O principal indicador de inadimplência do Brasil voltou a registrar queda, reforçando a tendência de baixa do ano, segundo o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas da Serasa. A queda em agosto representa menos 200 mil nomes no cadastro de negativação do país.

Mesmo com 72,4 milhões de inadimplentes, o mês de agosto registra a terceira menor marca do ano em número de endividados, retomando ao patamar de janeiro e fevereiro. Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome, diz que desde abril há uma tendência de queda no número de inadimplentes.

“A redução alivia a pressão sobre o orçamento das famílias e sinaliza um cenário mais favorável para a economia, com mais pessoas conseguindo voltar a ter acesso ao crédito”, explica Aline.

Acompanhando a tendência do país, Minas Gerais também registrou queda de quase 14 mil inadimplentes no Estado em relação a julho, bem como o número de dívidas que apontou o declínio de 0,12 ponto percentual.

No panorama das causas que levam os mineiros ao endividamento, o segmento de Bancos e Cartões registrou uma queda de 0,6 ponto percentual em comparação ao mês passado, assim como as contas básicas – água, luz e gás – que registraram queda de 1,7 ponto percentual. Serviços e financeiras também apontaram redução de 14 e 2,3 pontos percentuais, respectivamente.

Principais segmentos das dívidas perdem força no Brasil

Praticamente todos os motivos que geram o endividamento do brasileiro apontaram queda em agosto. O segmento de Bancos e Cartões de Crédito representam 27,9%, com uma queda de 0,46 ponto percentual em relação ao mês anterior. As contas básicas de água, luz e gás apresentaram queda de 0,15 ponto percentual, comparadas a julho.

O setor de serviços, que engloba atividades como atendimento ao consumidor, transporte e administração, teve a maior redução, com uma queda de 1,22 ponto percentual. Em contraste no cenário apenas o segmento de telecomunicações, que teve um leve acréscimo de 0,5 ponto percentual em agosto, quase uma estagnação do indicador.

550 milhões de ofertas

Para contribuir com a contenção da inadimplência, a Serasa está colocando 550 milhões de dívidas oriundas de 1 mil empresas que ofereceram oportunidades de descontos em sua plataforma Limpa Nome. No site ou aplicativo, consumidores de todo o país podem fechar o acordo sem sair de casa e ter o nome limpo instantaneamente, se realizar o pagamento via Pix.

Confira como negociar:

1º Passo – Baixe o app da Serasa:
Faça o download do aplicativo da Serasa no celular (disponível para Android e iOS), digite o seu CPF e preencha um breve cadastro. Ao acessar a plataforma, todas as informações financeiras do consumidor já aparecerão na tela, como a existência de possíveis dívidas e a pontuação do Serasa Score.

2º Passo – Escolha a oferta:
Após selecionar a opção “Ver detalhes”, é possível verificar as condições oferecidas para pagamento com o desconto do Serasa Limpa Nome já aplicado. Basta clicar em uma das dívidas disponíveis e serão apresentadas as opções para renegociar cada débito.  Para fazer um acordo, clique no campo “Negociar” em cada uma delas.

3 º Passo – Revise e finalize o acordo:
Escolha a opção que desejar e a forma de pagamento de sua preferência. Caso seja boleto, você pode copiar o código, baixar ou solicitar o envio via WhatsApp. Se optar pela opção do Pix, selecione o dia para vencimento e a quantidade de parcelas desejada. Depois, confirme as informações, revisando todas as condições apresentadas, e clique em “Fechar acordo”.

4º Passo – Faça o pagamento do débito:
Ao fechar o acordo, é hora de realizar o pagamento de acordo com as condições definidas na etapa anterior. Para pagar com o Pix, clique em “Copiar chave Pix” e cole no aplicativo da instituição bancária para prosseguir.

Sobre a Serasa 

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais. Mais informações em www.serasa.com.br e via redes sociais no @serasa.