Câmeras de segurança flagraram três furtos em Pouso Alegre. Dois aconteceram em uma ótica e uma imobiliária na Rua Bernardino de Campos, no Centro, entre esta quarta-feira (18) e sexta-feira (20). Um carro foi furtado no bairro Cidade Jardim, nesta madrugada (20).
Esses crimes têm sido frequentes na cidade. Cada vez mais as imagens mostram os furtos e servem como informação para o rastreamento dos autores.
Furto na ótica
A vitrine de uma ótica foi destruída durante um furto na madrugada desta sexta-feira. O crime foi na Rua Bernardino de Campos, perto da Avenida Doutor Lisboa.
No vídeo feito dentro da loja, a vitrine tem um buraco de mais de um metro. Os estilhaços de vidro ficaram espalhados pelo comércio. Um homem mostra o bloco de concreto usado no crime, que foi deixado dentro da loja.
Câmeras de segurança flagraram um homem em frente à vitrine, antes de 2h. Chovia no momento. Ele aparece com um pano sobre as costas, joga um bloco de concreto, lança o objeto na vitrine pela segunda vez e entra na loja.
Em 30 segundos ele entra na ótica, joga o pano sobre a cabeça, mexe no caixa e sai do local. O criminoso foge pela mesma rua, sentido à Rua Adolfo Olinto.
A Polícia Militar foi acionada durante a madrugada. O proprietário da ótica, de 37 anos, contou à PM que o alarme acionou e quando ele chegou ao local, a vitrine estava quebrada. Ele disse que seis óculos de sol foram furtados. A PM fez rastreamento, mas até o fechamento da reportagem, não tinha localizado o ladrão.
Empresa furtada na mesma rua, nesta semana
Uma imobiliária foi furtada na mesma rua, dois dias antes. O boletim de ocorrência foi registrado nesta quinta-feira (19), segundo o proprietário. Câmeras de segurança mostram dois homens invadirem e furtarem o local.
Eles passam pela imobiliária por volta de 21h e deixam a janela de acesso à Rua João Basílio aberta. As imagens mostram que os dois retornam mais de 30 minutos depois, entram por essa janela e furtam a empresa.
Proprietários da imobiliária chegaram ao local por volta de 7h de quinta-feira (19) e viram o local todo revirado. Eles disseram que foram furtados quatro computadores, celular, cafeteira, impressora, backups e dinheiro.
Segundo o proprietário, os criminosos ficaram cerca de 20 minutos no local. A imobiliária tem alarme, mas não acionou. Parte dos produtos furtados foi recuperada.
As vítimas falam que aumentaram a segurança na empresa, bloquearam o celular furtado, entre outras ações. Apesar das mudanças, elas reforçam o transtorno para quem é vítima de crime e a sensação de insegurança.
A empresa tenta recuperar o restante do material furtado. Os proprietários esperam que a divulgação das imagens ajude na localização e prisão dos criminosos. A PM afirma que conseguiu identificar os criminosos e que realizou o rastreamento. Até o momento ninguém foi preso.
Ladrão furta carro no Cidade Jardim
Um homem furtou uma Fiat Fiorino estacionada na Rua Hélio Puccini, no Cidade Jardim, na madrugada desta sexta-feira. Câmeras de segurança flagram dois homens. Um chega perto do carro. Outro aparece, abre a porta e entra no veículo.
O primeiro sai do alcance da câmera. O homem que furta o carro, sai com o veículo. Ele segue de ré. A PM foi acionada às 7h e foi até o local.
O dono do carro, um homem de 44 anos, disse que ao sair de casa percebeu que o veículo foi furtado. Em seguida, os militares fizeram rastreamento. O veículo não foi localizado.
Quem tiver informações sobre o paradeiro desse veículo ou dados em relação aos demais furtos, pode fazer denúncia anônima. O contato da PM é o telefone 190 e o do Disque Denúncia é 181. A ligação é gratuita.