Região

Parte das linhas da Gardênia será vendida para outras em empresas

Justiça concedeu permissão para linhas intermunicipais serem vendidas; há uma carta de intenção para que pelo menos duas empresas assumam

Iago Almeida / 19 setembro 2024

Ônibus interestadual da Gardênia na rodoviária de Pouso Alegre. Imagem Terra do Mandu.

Nesta semana, a Viação Expresso Gardênia conquistou a permissão para vender linhas intermunicipais em Minas Gerais, incluindo o sul do estado. A decisão é da Justiça e foi tomada pelo Poder Judiciário de Minas. O documento está assinado por Cláudia Helena Batista, juíza de Direito em substituição.

O documento onde consta a decisão do judiciário revelou também que existe uma carta de intenção em que pelo menos duas empresas já demonstraram interesse e devem assumir de vez o serviço. Atualmente, duas empresas seguem realizando o serviço temporário, substituindo a Gardênia.

Ao que tudo indica, então, as linhas de Belo Horizonte para Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso, Passos e Cássia devem ser destinadas para a empresa Max Tour Fretamentos e Turismo.

Outras 13 linhas que ligam cidades da região, como Pouso Alegre a São Lourenço, Pouso Alegre a Poços de Caldas, e Lavras a Varginha, devem ser operadas pela SC Minas Transportes, a antiga Santa Cruz.

Linhas continuam suspensas

Ao todo, 107 municípios da região Sul de Minas são atendidos pela Viação Gardênia. São quase 2 milhões de passageiros por ano. Desde maio, a empresa está sem operar linhas, quando uma fiscalização do Seinfra e DER-MG encontrou irregularidades da empresa.

O governo disse que foram ignorados os processos de fiscalização em que os veículos foram reprovados e houve, inclusive, acidentes em razão de problemas mecânicos, como, por exemplo, a perda de freios.

Mais de 200 trabalhadores acabaram sendo demitidos após a decisão. Funcionários chegaram a realizar manifestações. A empresa citou que o prejuízo era de cerca de R$ 4,5 milhões, valor que ainda poderia aumentar.

A resolução 22 do Seinfra suspendeu 34 operações da Gardênia em todo o Sul de Minas. As linhas foram repassadas a quatro empresas, por 90 dias. Veja abaixo quem assumiu qual linha:

Veja resolução com a descrição aqui.

Depois, em junho, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais derrubou uma liminar da Vara Empresarial e manteve a decisão da Secretaria de Infraestrutura do Estado, a Seinfra, mantendo as linhas suspensas por 90 dias.

Por meio de nota, a empresa Garnênia negou que não tenha se manifestado dentro do prazo estipulado pela secretaria, afirmando que respondeu no prazo de 10 dias todos os contratos. Além disso, a empresa disse que encara com “estranheza e preocupação” a suspensão das demais linhas e “que tal procedimento ocasionará em novas demissões”. Veja a nota na íntegra, liberada na época:

Em face do decreto 22 publicado pela Seinfra na data de hoje, temos as seguintes considerações:

1. A Expresso Gardênia respondeu no prazo de 10 dias todos os ofícios, sobre os quais informou quanto as providências que estavam sendo adotadas.

2. Ouve o protocolo de diversos ofícios considerando a dinâmica esclarecida pela superintendência do DER, informando as providências que foram adotadas, foram vistoriados e liberados pelo órgão e que estavam aptos para proceder a retomada daquelas linhas.

3. A companhia também alienou sete linhas com a finalidade de promover a diminuição do custo operacional, além de gerar fluxo mínimo de capital para o pagamento da folha de pagamento dos meses de Maio e junho.

4. Que até o presente momento o poder concedente não respondeu a nenhum dos expedientes, e que algum destes já possui mais de 30 dias sem resposta.

5. Estamos buscando junto ao juízo do processo de recuperação judicial, autorização para alienação de novas linhas a fim de dar cumprimento aos objetivos elencados na recuperação, além de promover novos investimentos na Frota remanescente.

6. Encaramos com estranheza e preocupação a emissão do decreto que suspendeu as demais linhas. E que tal procedimento ocasionará em novas demissões.

7. Que a empresa já obteve aprovação do DER, de mais de 30 veículos que se encontram aptos para a retomada da operação.

7. Estamos buscando a mediação pela Assembleia legislativa, a fim de que não necessite a adoção de outras providências para além do âmbito administrativo.

8. Esperamos que o governador Romeu Zema com a sensibilidade de homem público que lhe é peculiar, no os empregos e a história de uma companhia de 60 anos.



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