Ex-vice-prefeito de Itajubá, Nilo Baracho consegue Habeas Corpus e deixa presídio

Mandato de Nilo Baracho foi cassado por unanimidade pela Câmara; ele é investigado por desvios de recursos públicos e privados no HCI

Iago Almeida / 19 setembro 2024

Foto: Reprodução

Nilo César do Vale Baracho, ex-vice-prefeito de Itajubá, no Sul de Minas, saiu do presídio de Itajubá nesta quarta-feira (18/9). Ele conquistou um Habeas Corpus, segundo confirmou ao Terra do Mandu, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais.

O político estava preso desde o dia 20 de fevereiro deste ano, investigado por possíveis desvios de recursos públicos e privados do Hospital das Clínicas e o superfaturamento de serviços da frota veicular de secretarias municipais.

As operações foram nomeadas de Transfusão, comandada pelo Ministério Público e Sepulcro Caiado, comandada pela Polícia Civil. Entre os presos também estavam um empresário e quatro administradores do Hospital de Clínicas de Itajubá.

De acordo com o MPMG, o município realizava pagamentos dos serviços que não eram realizados. A quadrilha utilizava falsas notas fiscais de peças veiculares que não eram instaladas. Em contrapartida, os servidores públicos recebiam os valores, caracterizando o desvio de recursos.

Leia mais: Gaeco explica esquema que teria desviado quase de R$ 1,5 milhão

Gaeco realiza 2ª fase de Operação Sepulcro Caiado, contra corrupção em Itajubá


Mais Lidas