Queimada já consumiu 600 hectares de vegetação na Serra do Paredão

Fogo, que começou na segunda, continua nesta sexta, entre Santa Rita do Sapucaí e SSBV. Bombeiros tentam impedir que fogo pule a estrada

Iago Almeida / 13 setembro 2024

Foto: Corpo de Bombeiros

Mais de 40 pessoas seguem atuando no combate à queimada que está consumindo a Serra do Paredão, entre São Sebastião da Bela Vista e Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais. O fogo começou segunda-feira (9/9) e segue até esta sexta-feira (13/9).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de 600 hectares de área já foi consumida. Além dos militares, estão atuando na ocorrência a Defesa Civil das duas cidades e de Heliodora, além de brigadistas voluntários.

O trabalho dos Bombeiros foi suspenso durante a noite desta quinta-feira e retomado pela manhã desta sexta. Mas, durante a noite, a Defesa Civil monitorou a área. Devido às condições climáticas e do terreno, as equipes não conseguiram se aproximar das chamas para o combate direto.

Fogo na serra entre Bela Vista e Santa Rita do Sapucaí. Imagem enviada ao ManduZap.

“O incêndio está com vários focos ativos na serra, em locais de difícil acesso, mata fechada e vegetação alta, além de topografia íngreme e próximo a paredões de pedra, o que impede o ataque direto as chamas”, explicou o Corpo de Bombeiros.

Dessa forma, o trabalho continua com a estratégia de construções de aceiros para impedir que o incêndio se alastre para outras regiões e que atinja as casas próximas à mata. Foi realizado também o reconhecimento da dinâmica do incêndio por meio de drones.

Uma equipe está de prontidão para impedir que o incêndio pule a estrada e atinja o bairro de piedade. Além disso, há uma outra equipe dos Bombeiros preparada para qualquer emergência, além de captura de animais em risco na serra.

Foto: Corpo de Bombeiros

“As equipes irão retornar ao terreno (nesta sexta), para implementar o posto de comando da operação e traçar planejamento com intuito de cercar o fogo em local onde seja possível o combate direto e eficiente o combate indireto”, disse a corporação.

Um vídeo gravado de um avião que passava sobre o Sul de Minas mostra o incêndio na Serra do Paredão. O vídeo foi feito na tarde desta quinta-feira (12/9), por Fabrício Dias, que é morador de Pouso Alegre e estava no voo que seguia para Recife (PE). Confira abaixo

Queimadas se espalham na região

As queimadas se espalham pelo Sul de Minas e preocupam autoridades e moradores. São focos de todos os tamanhos e em várias áreas. Com isso, a qualidade do ar só piora e deixa cidades tomadas pela fumaça.

Em Inconfidentes, além de Bombeiros e membros da Defesa Civil e IFSULDEMINAS, produtores locais e moradores se uniram para combater um grande incêndio que estava atingindo uma serra no bairro Alto da Grama. O trabalha continua neste dia 12 de setembro.

Incêndio de grandes proporções mobiliza ação conjunta em Inconfidentes

Incêndio em Inconfidentes. Foto: reprodução

Dois homens foram detidos pela Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), suspeitos de incendiarem parte do Parque Estadual Serra do Papagaio, no Sul de Minas Gerais. O crime aconteceu em área do município de Baependi, nesta semana. Há também fogo registrado no Matutu, em Aiuruoca.

Já um homem de 63 anos foi multado em mais de R$ 1,8 milhão, suspeito de incendiar uma área de mata no bairro Cachoeirinha, em Cachoeira de Minas, no sul do estado. Ele não está preso, mas responderá pelo crime, segundo a Polícia Militar do Meio Ambiente.

Em Pouso Alegre, o carro de uma servente de pedreiro foi totalmente destruído por um incêndio, que começou na vegetação, ao lado da casa dela. O fato ocorreu na tarde desta quarta-feira (11/9). Dona Silvanilda não conseguia acreditar no que via. O veículo estava estacionado no quintal da casa, no bairro São Fernando, que fica próximo à rodovia Fernão Dias. A queimada teria começado uma área de capim e bananeira, logo acima da casa dela.

Mais Lidas