Um vídeo gravado de um avião que passava sobre o Sul de Minas mostra o incêndio na Serra do Paredão, entre São Sebastião da Bela Vista e Santa Rita do Sapucaí. A queimada começou na segunda-feira (9/9) e já destruiu mais de 300 hectares de vegetação.
O vídeo foi feito na tarde desta quinta-feira (12/9), por Fabrício Dias, que é morador de Pouso Alegre e estava no voo que seguia para Recife (PE). O passageiro ficou impressionado com o que viu lá do alto. A coluna de fumaça parecia saindo de um vulcão. No horizonte, mais fumaça de outras queimadas pela região.
O incêndio na Serra do Paredão está sendo combatido por militares do Corpo de Bombeiros e equipes das prefeituras de S.S. Bela e Santa Rita do Sapucaí. Brigadistas voluntários também foram para o local ajudar no combate ao fogo, que vai avançando, destruindo o que tem pela frente.
As queimadas se espalham pelo Sul de Minas. São focos de todos os tamanhos. A qualidade do ar só piora.
Incêndio de grandes proporções mobiliza ação conjunta em Inconfidentes. Prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, IFSULDEMINAS, produtores locais e moradores se uniram para o combate às chamas.
De acordo com a Defesa Civil, o incêndio começou por volta de 17h desta quarta-feira (11/9), atingindo as regiões do Alto da Grama, Bernardes e Monjolinho. Nesta quinta-feira (12/9), o fogo foi controlado, graças a ação conjunta, mas ainda segue sendo monitorado.
Em Pouso Alegre, o carro de uma servente de pedreiro foi totalmente destruído por um incêndio, que começou na vegetação, ao lado da casa dela. O fato ocorreu na tarde desta quarta-feira (11/9).
Dona Silvanilda não conseguia acreditar no que via. O veículo estava estacionado no quintal da casa, no bairro São Fernando, que fica próximo à rodovia Fernão Dias. A queimada teria começado uma área de capim e bananeira, logo acima da casa dela.