Região

Motorista agride trabalhadores de obra em estrada rural da região; vídeo

Agressão aconteceu em Borda da Mata. Empresa terceirizada pela prefeitura registrou boletim de ocorrência, contra homem que aparece no vídeo.

Nayara Andery / 12 setembro 2024

Motorista agride funcionários de obra de calçamento em Borda da Mata. Imagem redes sociais. (VÍDEO NO FIM DA MATÉRIA.)

Motorista é flagrado ao agredir operários que trabalhavam em calçamento de estrada rural, em Borda da Mata. A agressão foi filmada por pessoas que passavam pelo local. Ele ameaça os trabalhadores com bloco de concreto de quatro quilos, do piso intertravado do calçamento.

Para realizar a obra de acesso ao Distrito do Sertãozinho, os trabalhadores pausam temporariamente o trânsito. O tráfego flui em Siga e Pare. Testemunhas contaram ao Terra do Mandu, que a prefeitura comunicou a população.

Um homem que dirige um veículo branco, desce do carro e discute com os trabalhadores da obra. Ele segura um bloco do concreto em uma mão e o celular na outra, enquanto agride verbalmente os operários, principalmente o que vestia calça azul e blusa cinza.

O agressor usa o bloco para empurrar esse homem, joga o objeto no chão e continua a reclamar. Os trabalhadores continuam o serviço. Ele chuta o operário que se abaixava para pegar material da obra.

Esse operário pega um bloco e ameaça o homem, para se defender. O agressor pega outro bloco e um trabalhador, que aparece de chapéu, tenta acalmar a situação. Isso não impede o homem de partir para cima do operário, novamente.

A cena dura mais de três minutos. O motorista agride os trabalhadores várias vezes, principalmente o de calça azul. O homem parece usar o celular para gravar e depois vai para o carro.

Ele avança com o veículo sobre o trecho fechado com os blocos. Ao descer do carro, ele tira os blocos que fechavam o trânsito, jogando na estrada rural. Um funcionário tira parte dos blocos da via para o homem sair do local.

O motorista passa e para o veículo em seguida. Ele desce do carro e continua as agressões verbais, empurra o operário várias vezes. O trabalhador reage em alguns momentos.

Resposta da prefeitura e empresa terceirizada

O Terra do Mandu entrou em contato com a prefeitura, que informou que a obra é realizada pela RX Construtora. O poder público destaca que não há como fazer a obra sem Siga e Pare e que os trabalhadores foram atendidos após o fato.

A prefeitura explica que a obra terminou nesta semana e foi necessária para melhorar o acesso dos moradores. “Essa estrada rural tem muitos casos de carros e até ônibus que encravam nesse trecho, principalmente à noite.”

A secretária municipal de obras, Rita Carvalho, explica que não tem como fazer a obra sem Siga e Pare, que dura de 15 a 20 minutos. “Os funcionários não podem colocar o intertravado e deixar circular carros, pois abre o calçamento. É uma obra como a que está na MG-290 e tem Siga e Pare. E nossa obra é para melhorar o tráfego para as pessoas.”

Por telefone, uma responsável da RX Construtora disse que foi orientada a não falar sobre o caso. Ela falou que a agressão aconteceu na quinta-feira (5) e a empresa registrou boletim de ocorrência no dia seguinte.

A reportagem não conseguiu saber quem é o homem que comete a agressão nas imagens.

Segundo Rita, novas obras devem ser iniciadas para calçamento em outros locais do município. Ele pede paciência e colaboração da população.

Mais Lidas