
Foto: Defesa Civil
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma serra no bairro Alto da Grama, em Inconfidentes, no Sul de Minas, e precisou mobilizar uma ação conjunta na cidade. Prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, IFSULDEMINAS, produtores locais e moradores se uniram para o combate às chamas.
De acordo com a Defesa Civil, o incêndio começou por volta de 17h desta quarta-feira (11/9), atingindo as regiões do Alto da Grama, Bernardes e Monjolinho. Nesta quinta-feira (12/9), o fogo foi controlado, graças a ação conjunta, mas ainda segue sendo monitorado.
Moradores relataram nas redes sociais que estavam escutando altos estalos durante a noite, o que aumentou a preocupação. O IFSULDEMINAS também enviou equipe ao local, para atuar com sopradores. Enquanto a Prefeitura disponibilizou caminhão pipa.
No momento a Defesa Civil ainda não fez os cálculos de área queimada e prejuízos. Mas, não houve feridos ou casas atingidas. A prefeitura citou ainda que está mantendo as pessoas com água, mantimentos, equipe de saúde com ambulância e disponibilização de máscaras.
Foto: Defesa Civil
Foto: Defesa Civil
Foto: Defesa Civil
Defesa Civil desmente fake news
Durante a noite, publicações nas redes sociais começaram a surgir, informando que a Defesa Civil de Inconfidentes tinha dispensado a ajuda do Corpo de Bombeiros para o combate ao incêndio. A informação foi desmentida pela Defesa Civil, em nota oficial enviada ao Terra do Mandu.
Print de uma das publicações que estavam sendo feitas nas redes sociais
De acordo com a Defesa Civil de Inconfidentes, desde o início do incêndio, todos os procedimentos foram devidamente tomados. O órgão ainda informou que os Bombeiros foram informados brevemente, no entanto, estavam atendendo outras ocorrências na região.
“A informação que diz que os mesmos (Bombeiros) foram dispensados é falsa e maldosa, uma vez que eles estavam acompanhando desde o início, mas como o local não dava acesso para o maquinário dos mesmos, a vinda seria infrutífera e eles estavam atendendo outras ocorrências”, diz a nota. Veja ela na íntegra:
Foto: Defesa Civil
Foto: Defesa Civil
Foto: Defesa Civil