A Polícia Civil apreendeu um helicóptero em Itajubá, no Sul de Minas, na manhã desta quarta-feira (4/9). A ação é parte da operação Integration, deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco, com apoio de diversas forças de segurança no país.
De acordo com a PCMG, o mandado de busca e apreensão tinha como alvo um Helicóptero EC 130 T2. Ele foi encontrado em um pátio, no Distrito Industrial, na Rua Santos Dumont.
O procedimento é resultado de investigações que visam o combate a uma organização criminosa voltada à prática de lavagem de dinheiro e jogos ilegais.
As investigações contaram com a colaboração da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), da Diretoria de Operações Integradas e Inteligência (Diopi) da Polícia Civil de Pernambuco, da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp) e das polícias civis dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Paraíba e Goiás. Ao todo, pelo menos 170 policiais estão envolvidos na operação.
Influenciadores são alvo
Dentre os alvos da operação estão influenciadores e empresários, que podem estar envolvidos com o crime organizado, segundo a polícia civil.
Um dos alvos é a influenciadora Deolane Bezerra, também advogada, que tem mais de 20 milhões de seguidores nas redes sociais. Ela é ex-mulher de MC Kevin, que morreu ao cair do 5° andar de um hotel na Barra da Tijuca (RJ).
O que diz a OAB?
Sem mencionar a situação específica da advogada Deolane Bezerra, a Ordem dos Advogados do Brasil disse que toda infração que chegue a seu conhecimento é apurada. Leia na íntegra:
“A OAB SP apura toda e qualquer infração que chegue a seu conhecimento por intermédio de representação ou diante de fato divulgado em canais de comunicação. Por força do Art. 72, parágrafo 2, da Lei Federal 8.906/94, os processos são sigilosos e não permitem qualquer divulgação de providências eventualmente adotadas, nem mesmo acerca de sua instauração, sendo que o sigilo vigora até que haja decisão condenatória irrecorrível que tenha penalizado o advogado (a) com suspensão ou exclusão dos quadros da OAB”.
Influenciadora se pronunciou
A defesa de Deolane também se manifestou sobre a prisão. A advogada Adélia Soares, em nota, disse que a operação pegou “todos de surpresa” e que “toda a investigação é sigilosa”.
“De antemão informamos que nossas clientes possuem condutas inquestionáveis e nunca se negaram a prestar qualquer tipo de esclarecimento, tal qual farão agora”, escreveu.
Em carta aberta divulgada nas redes sociais de Deolane, ela citou injustiça e diz que está sofrendo preconceito e perseguição. Veja: