A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos anunciou nesta quarta-feira (28/8) a liberação da Rua Jaci Laraia para o tráfego de veículos. A via, que fica no bairro Jardim Guanabara, em Pouso Alegre, estava interditada desde maio deste ano para obras.
De acordo com o secretário de obras da cidade, Alexandre de Oliveira, a obra foi complexa e, por conta das chuvas e de mais problemas que surgiram no decorrer dos serviços, foi preciso um período maior para conclusão dos trabalhos. A região da Jaci Laraia está em obras desde novembro de 2023.
“Uma obra complexa, em que trabalhamos juntos a prefeitura e a Copasa, praticamente ao mesmo tempo. Eles aproveitaram que nós abrimos as valas e que estava interditado o trânsito, então fizeram aproximadamente 300 metros de substituição de manilhas e mais de 40 ramais de água pluvial, além de obras de esgoto. Eles tinham aqui manilhas de cerâmica, aí passou para manilhas de PVC, então foi uma obra muito complexa”, disse o secretário, em entrevista ao Terra do Mandu.
Três redutores foram construídos na Jaci Laraia, que é uma importante via de ligação entre a Avenida Perimetral e a Avenida Vicente Simões, e que também liga a região da UPA e Hospital Samuel Libânio.
“Foi feito sistema de drenagem de água pluvial, também agora estamos refazendo as sarjetas que foram danificadas, algumas não existiam. Fizemos agora a recomposição de todo o asfalto e agora a secretaria de trânsito está fazendo toda sinalização, vertical e horizontal”, explicou Alexandre de Oliveira.
A obra ainda não terminou. Há duas ruas adjacentes onde os serviços estão sendo finalizados, uma delas é a Rua Antônio José Ribeiro. A previsão, segundo o secretário, é que tudo seja finalizado em até três semanas. O investimento total para a obra foi de R$ 7 milhões.
“Neste restante de obra aqui, tá sendo feito a interligação da drenagem e vai ser feita a recomposição asfáltica e depois toda pintura. A previsão de entrega total da obra é dentro de três semanas. A gente termina essa rua, tem mais uma rua para ser feita a recomposição asfáltica e aí termina toda a obra”, encerrou o secretário.