Notícia

Canoístas percorrem rios Sapucaí-Mirim e Mandu para gravação de documentário

A reportagem do Terra do Mandu conversou com os envolvidos na produção do documentário 'O Encontro das Águas'.

Magson Gomes / 26 agosto 2024

Pouso Alegre é um lugar privilegiado. O município é banhado por cinco rios, que fazem parte da Bacia do Sapucaí: Mandu, Sapucaí-Mirim, Sapucaí, Cervo e Itaim. O encontro desses rios é tema de um documentário, que está em produção.

No sábado (24/8), canoístas percorreram um trecho para documentar a descida do Sapucaí-Mirim até o Rio Mandu. A reportagem do Terra do Mandu conversou com os envolvidos na produção do documentário ‘O Encontro das Águas’. Veja no vídeo acima!

O projeto foi proposto pela jornalista Ana Beraldo, da Anauá – Cultura e Eventos. Segundo ela, a proposta tem vários objetivos.

“Além de retratar as remadas dos canoístas e evidenciar a geografia dos rios que formam a bacia hidrográfica de Pouso Alegre desde suas nascentes até suas fozes, pretendemos contribuir para o aprendizado sobre os rios de forma lúdica e ilustrativa com explicações sobre afluente e subafluente utilizando recursos de animação”. E prossegue”.

Ana Beraldo ainda ressalta que não se trata de um projeto pedagógico, mas poderá ser usado como apoio didático nas escolas. A Secretaria de Educação de Pouso Alegre já mostrou interesse sobre o tema.

Dando continuidade às gravações, no dia 29 de setembro será feita uma grande canoagem para documentação do encontro das águas do Sapucaí-Mirim com o Sapucaí e na sequência, do rio Cervo com o Sapucaí.

O projeto é apoiado pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), por meio do Edital de Chamamento Público nº 02/2023 – Fomento à Execução de Ações Culturais de Audiovisual da Superintendência Municipal de Cultura de Pouso Alegre/MG.

Canoístas passeiam pelo Rio Sapucaí-Mirim, em Pouso Alegre – Imagem – Terra do Mandu

Mais Lidas