Equipe do Samu realiza parto de emergência dentro de UBS em Munhoz
Médica conversou com o Terra do Mandu e contou como agiu rápido para que mãe e filho ficassem em segurança; veja entrevista
Iago Almeida / 23 agosto 2024Médica conversou com o Terra do Mandu e contou como agiu rápido para que mãe e filho ficassem em segurança; veja entrevista
Iago Almeida / 23 agosto 2024Uma equipe do Cissul/Samu de Extrema realizou um parto de emergência em uma gestante que estava em trabalho de parto em Munhoz, no sul de Minas. O caso aconteceu por volta de 21h30 de terça-feira (20/8).
Segundo a médica responsável pelo parto, Ana Carolina Costa, a equipe encontrou a mulher, com 37 semanas de gestação, já com 10 cm de dilatação e contrações intensas. Ela precisou acalmar a mulher e conversar com ela e os familiares.
De acordo com a médica, dado o caráter urgente da situação e a impossibilidade de transporte até um hospital a tempo, o parto foi realizado na própria Unidade Básica de Saúde (UBS). A médica conversou com o Terra do Mandu e explicou como tudo aconteceu.
“Na avaliação da gestante, eu percebo que as contrações já estavam fortes e que ao toque ela já estava com dilatação total. Tive que explicar a gestante que não seria possível uma transferência a tempo e que o parto teria que ser na própria UBS. Então tivemos que fazer um vínculo com a paciente, criar uma relação de confiança entre nós, a toda equipe da UBS, e o pai também, os familiares que estavam lá, de que seria possível fazer o parto lá, apesar de poucos recursos”, citou a médica.
Além da médica, participaram da ocorrência, o enfermeiro Mauro Sabino e o condutor de ambulância Odair Aquino, com o suporte da equipe da UBS. O bebê nasceu saudável e vigoroso. Depois, mãe e filho foram transportados com segurança para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre/MG.
“Uma menina incrível, que colaborou muito com a gente, confiou na equipe. Apesar de poucos recursos, tínhamos muito pouco para oferecer pra ela e pra bebê, mas conseguimos fazer um parto incrível, humanizado, deixamos a gestante extremamente confortável, da forma que ela queria que fosse aquele momento. E realmente foi uma experiência muito grande pra mim e pra minha equipe”, completou a médica.
“O CISSUL/SAMU parabeniza a equipe pelo trabalho exemplar, dedicação e agilidade no atendimento, e deseja à pequena Helena um futuro cheio de saúde e felicidade”, escreveu o Samu nas redes sociais, após o parto.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu