Gente do Mandu

Menina de 9 anos lança livro autoral e mostra talentos e conquistas ao Terra do Mandu

Maria Clara Schiavon é aluna do Colégio São José e recebeu a equipe em sua casa, onde falou de suas viagens, troféus, medalhas e histórias

Iago Almeida / 22 agosto 2024

Imagina ter 9 anos e acumular vários talentos? Ser boa tanto em matemática, quanto em português e também outras matérias na escola? Saber escrever, desenhar, cantar, tocar instrumentos musicais? Conquistar medalhas, títulos em competições?

Esses são alguns dons de Maria Clara Moraes Schiavon, que nasceu em São Paulo, mas se mudou com a família para Pouso Alegre, no sul de Minas, há quatro anos. A rotina dela envolve diversas atividades no dia a dia, desde a música, até esportes.

A garota recebeu o Terra do Mandu em sua casa e mostrou suas diversas conquistas, como certificados de destaque na escola, além de medalhas na natação, piano, matemática. Maria Clara revelou qual país ela quer conhecer e também o lugar para qual ela já viajou, e que ela chama de seu preferido.

Uma das conquistas mostradas por Maria Clara lhe rendeu o primeiro lugar depois de um trabalho apresentado. Ela se baseou no trânsito em volta das escolas, o que atrapalha a mobilidade e atrasa pais e alunos na saída dos colégios. Sua criação mostrava um TAG que seria instalada próximo dos portões das escolas, onde ao passar o carro dos pais, um chaveiro acionaria a criança, avisando que estava na hora de ir embora. Confira os detalhes na reportagem.

Ela ainda mostrou seus desenhos, os livros que lê e, claro, seu livro autoral, lançado no sábado (17/8), chamado de “Contos de Maria Clara”. Sua obra conta histórias do seu dia a dia na escola, em casa, com amigos e familiares. São pequenos contos, engraçados e educadores.

Livro é levado para escola

O jornalista Iago Almeida também conversou com a professora de Letras e psicopedagoga, Ordaiza Brito Pereira, que deu aula por apenas três meses para Maria Clara, mas tempo suficiente para conquistar o coração da pequena menina.

A professora levou o livro para ser trabalhado dentro de sala de aula na Escola Estadual Professor Joaquim Queiroz, em Pouso Alegre, que fica na Praça João Pinheiro. Ela leciona para alunos do 1º ao 5º ano e cita que a linguagem do livro é especial para trabalhar com a faixa etária, pois possui uma linguagem de criança.

ASSISTA A REPORTAGEM EM VÍDEO!

Mais Lidas