Região

Incêndio atinge lixão desativado há uma semana em Inconfidentes

Combate é feito com caminhão pipa, caminhões basculante, pá carregadeira e retroescavadeira; suspeita é que o incêndio seja criminoso

Iago Almeida / 20 agosto 2024

Foto: Defesa Civil

Um incêndio atinge o antigo lixão de Inconfidentes, no sul de Minas, há uma semana, desde terça-feira (13/8). O combate é feito pelo Corpo de Bombeiros, pela Defesa Civil e moradores da cidade que ajudam os órgãos.

Quando os Bombeiros chegaram ao local na terça-feira, parte das chamas já tinha sido controlada por moradores. O terreno foi isolado. Mas, ainda existem focos de incêndio em aglomerados de lixo isolados. O rescaldo do material é feito por abafamento pela Defesa Civil da cidade.

“O incêndio iniciou-se na terça-feira à noite. Mesmo com esforços diversos, alguns focos de fogo ainda persistem, trazendo alguns incômodos às comunidades próximas. No entanto, estamos seguindo o plano de ação elaborado pelo Corpo de Bombeiros, inclusive, gostaríamos de agradecê-los pelo conhecimento e disposição depositado na situação”, citou Letícia de Alcântara Moreira, Secretária Executiva da Defesa Civil de Inconfidentes.

Foto: Defesa Civil

Os trabalhos continuam nesta terça-feira (20/8), com uso de caminhão pipa, caminhões basculante, pá carregadeira e retroescavadeira. A Defesa Civil informou que não há riscos para a vegetação e para as comunidades próximas.

Atualmente o lixão está desativado, funcionando como área de transbordo. Segundo a prefeitura, os resíduos continuam sendo levados para um aterro licenciado em Pouso Alegre, que faz a disposição final adequada.

“Está ação teve seu ritmo reduzido pelo incêndio, para preservar as condições de saúde dos operadores devido a quantidade de fumaça no local. Vamos seguir acompanhando e nos esforçando para que a situação seja resolvida o mais brevemente e com a segurança adequada para a população e nossos colaboradores”, encerrou Letícia.

A Polícia Militar também foi acionada durante o combate, pois há indícios que o incêndio seja criminoso. Tudo está sendo investigado, juntamente da Polícia Civil e demais órgãos municipais.

Foto: Defesa Civil

Mais Lidas