Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Prefeitura divulga casos solucionados através das câmeras de monitoramento

Foto: CIDS

Pelo menos três casos foram solucionados nos últimos dias através do Centro Integrado de Defesa Social (CIDS) de Pouso Alegre/MG. Um homem foi preso com uma arma no bairro São Geraldo, um carro clonado recuperado e um fogo foi debelado na antiga estação ferroviária.

Segundo a Prefeitura, o CIDS tem como objetivo principal garantir a produção de serviços de utilidade pública, com foco na prevenção e na denúncia de situações às autoridades competentes, como Defesa Civil e órgãos de Defesa Social.

“A produção de serviços do CIDS baseia-se na coleta e processamento de imagens das câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos da cidade de Pouso Alegre. Essas imagens são utilizadas para subsidiar ações dos órgãos competentes, visando minimizar impactos e promover paz e tranquilidade à população de Pouso Alegre/MG”, disse o Executivo.

Arma apreendida

Um homem que estava exibindo uma arma no bairro São Geraldo foi preso no dia 4 de agosto, depois de ser flagrado pelas câmeras de monitoramento. Ele estava em uma bicicleta na Rua Oscar Dantas, quando deu um tiro para o alto.

A Polícia Militar foi acionada pela Central de Monitoramento do CIDS, que imediatamente ao chegar ao local, efetuou a prisão do autor e apreendeu a referida
arma de fogo.

Foto: CIDS

Fogo apagado

Já no dia 11 de agosto, por volta de 23h35, as câmeras flagraram um homem colocando fogo em vários materiais na calçada da antiga estação ferroviária e atual Casa da Cultura Menotti Del Picchia, localizada na Av. Levindo Ribeiro do Couto, no Centro.

O fogo foi aceso por uma pessoa em situação de rua. A Coordenadoria Municipal de Defesa Social foi acionada e compareceu ao local onde deparou com o fato e imediatamente debelou o foco de incêndio, não sendo necessário acionar o Corpo de Bombeiros.

Foto: CIDS

Foto: CIDS

Carro apreendido

No dia 13 de agosto, no fim da tarde, um veículo clonado foi apreendido. A Hyundai/HB20 sedan, que era originário de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. O sistema de monitoramento detectou o carro pelo reconhecimento do alerta de placas de veículos.

Em seguida ele monitorou o movimento do veículo por vias de Pouso Alegre. As informações foram repassadas à Polícia Militar, que em tempo real realizou a abordagem e apreensão do veículo, tomando as providências pertinentes ao fato.

Foto: CIDS

Foto: CIDS