Pouso Alegre

Após morte de macaco, vacinação é intensificada no bairro Cristal

Vacina contra febre amarela está disponível em nas unidades da cidade. Primeiro teste no macaco morto deu negativo, mas outro é aguardado

Nayara Andery / 15 agosto 2024

Macaco encontrado no Cristal morre dias após ser resgatado, em Pouso Alegre. Foto cedida pela Prefeitura.

Vacinação contra a febre amarela é intensificada no bairro Cristal, em Pouso Alegre, após um macaco encontrado na região morrer. O macaco foi encontrado por moradores em 29 de julho. O primeiro teste deu negativo para febre amarela.

Segundo a prefeitura, os moradores acionaram os bombeiros, que resgataram o animal. Em 31 de julho foi feita a amostra sorológica para detecção de febre amarela, pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED).

O macaco morreu em 6 de agosto e o resultado do exame saiu na mesma data, com diagnóstico negativo. O corpo do animal foi encaminhado para a FUNED, em Belo Horizonte, onde serão feitos exames detalhados.

A imunização contra a febre amarela foi intensificada desde o resgate do macaco. Equipes de saúde visitam casas do bairro que fica na zona rural. O objetivo é garantir a cobertura vacinal e aplicar o imunizante em quem não foi vacinado.

A vacina está disponível em todos os postos de saúde de Pouso Alegre, é só levar cartão de vacina e documento com foto. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação contra a febre amarela para os moradores do Cristal.

“O município reforça que os macacos não transmitem febre amarela; na verdade, eles atuam como sentinelas (guardiões), pois o adoecimento ou a morte desses animais servem como alerta para a necessidade de intensificação das ações de vacinação, uma vez que pode indicar a circulação do vírus na região”, esclarece a prefeitura.

“É essencial que todos procurem a unidade básica de saúde mais próxima para avaliação do cartão de vacinação, levando documentos pessoais com foto”, escreveu a Secretaria de Saúde.

Confira como é aplicada a vacina contra febre amarela:
* Crianças de 9 meses a menores de 5 anos: primeira dose aos 9 meses de vida e dose de reforço aos 4 anos de idade.
* Pessoas a partir de 5 anos que receberam uma dose antes dos 5 anos: uma dose de reforço, respeitando o intervalo mínimo de 30 dias.
* Pessoas entre 5 e 59 anos não vacinadas: dose única.
* Para pessoas com 60 anos ou mais, a vacina contra a febre amarela é recomendada se residirem em áreas endêmicas ou viajarem para regiões afetadas, mas deve haver uma avaliação médica prévia para considerar comorbidades e riscos. A vacina pode não ser adequada para todos devido a condições de saúde específicas.

Mais Lidas