Mais uma ‘manhã congelante’ foi registrada nesta segunda-feira (12/8) no sul de Minas Gerais. Em Pouso Alegre os termômetros atingiram 4ºC pela manhã, um a mais que domingo (11/8). O frio deve permanecer nos próximos dias.
Em Delfim Moreira, os termômetros atingiram -7,0ºC nesta segunda, logo pela manhã, segundo a estação do Bairro Charco (estação particular), que fica a 1.700 metros de altitude (para comparação, a zona urbana está há 1.200m de altitude). Neste domingo, a estação já tinha registrado a mínima de -7,3°C no município.
A cidade de Maria da Fé registrou -2,9ºC na estação da Fazenda Retiro (Inmet) e os campos foram cobertos pela geada. Na estação da Epamig, a mínima foi de 0,2ºC, enquanto na Pomária os termômetros atingiram -0,8ºC. A cidade vem aparecendo, nos últimos dias, no top 10 de menores temperaturas do Brasil.
Monte Verde também voltou a registrar uma temperatura abaixo de zero nesta segunda. Os termômetros atingiram -1,6ºC. O distrito de Camanducaia vem sendo considerado o local mais frio do país. Neste domingo (11/8), a temperatura era de -3ºC, menor registro desde julho de 2021 no local (na época -5,1ºC).
Belas imagens foram enviadas ao Terra do Mandu mostrando a beleza da geada nos campos, pastos e lagos. Até os galhos de árvores e flores ficaram congelados. Outras cidades da região também tiveram temperaturas abaixo de zero, como Bom Jardim de Minas (-1,5°C), Wenceslau Braz (-0,6°C), Gonçalves (-2,5°C), Alagoa (-3,3°C), Itamonte (-2,5°C), Andradas (-0,1°C) e Camanducaia (-1,7°C).