Tem Pouso Alegre brigando por medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris. A lateral-esquerda da seleção brasileira de futebol feminino, Yasmim Ribeiro, está na final da modalidade, após goelada por 4 a 2 sobre a seleção da Espanha. A partida pela semifinal foi nesta terça-feira (6/8).
Para quem não se lembra, Yasmim Ribeiro chegou em Pouso Alegre ainda criança, quando o pai bancário veio transferido de agência. Foi na cidade que ela deu os primeiros chutes na bola. A atleta estudou no Colégio Polivalente, onde tem seu rosto retrato no muro da escola (veja foto abaixo). Os pais de Yasmim ainda moram em Pouso Alegre.
O início do futebol, na verdade no futsal, foi com o time da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), clube localizado no bairro São João. Nas competições locais e regionais de futsal a menina se destacava pelo drible e chute forte.
Ainda jogando e morando em Pouso Alegre, aos 16 anos Yasmim foi convocada para a seleção brasileira sub-20. A partir daí surgiu o interesse de equipes de futebol.
Logo Yasmim já estava defendendo o São José, de São José dos Campos. Pelo talento apresentado, a jovem foi contratada pelo Corinthians; em seguida, após títulos brasileiros e da Libertadores, a jogadora foi para o Benfica, de Portugal. Depois retornou ao Corinthians, onde continua jogando em alto nível, sendo convocada para a Seleção Brasileira.
Na partida das semifinais das Olimpíadas Yasmim jogou os 90 minutos mais os 18 minutos de acréscimos dados pela árbitra. Com a vitória, Yasmim e equipe vão enfrentar a Seleção dos Estados Unidos na final, sábado (10/8), às 12h.
Outro pouso-alegrense se despede
Outro atleta de Pouso Alegre que disputou as Olimpíadas de Paris foi o jogador de basquete Cristiano Felício. Nesta terça-feira, a seleção brasileira foi eliminada pelos Estados Unidos, nas quartas de final. O placar foi 122 para os americanos, super favoritos no duelo, contra 87 do Brasil.