Semana da Diversidade abordará homofobia e transfobia nas escolas em Extrema
Edição 2024 terá foco em palestras e diálogos sobre diversidade. Festival busca dar visibilidade à população LGBTQIAPN+ de Extrema e região
Iago Almeida / 30 julho 2024Edição 2024 terá foco em palestras e diálogos sobre diversidade. Festival busca dar visibilidade à população LGBTQIAPN+ de Extrema e região
Iago Almeida / 30 julho 2024A Associação Coletivo LGBT+ de Extrema, no sul de Minas, promoverá nesta semana a 2° Semana da Diversidade. Em 2023, o evento teve sucesso de público e promete ainda mais participantes em 2024, com o tema “Educação sem preconceito: Construindo um futuro inclusivo”.
O evento de 2024 terá foco em palestras e diálogos sobre diversidade sexual e de gênero nas escolas. O objetivo é refletir sobre a homofobia e transfobia no ambiente escolar, visando nortear os profissionais de ensino a construírem uma sala de aula mais inclusiva, segundo a organização.
O festival está previsto na lei municipal nº 4695 e não acontecerá nas escolas, apenas abordará o tema, que será trabalhado fora dos ambientes escolares e com atividades abertas ao público.
“O festival visa dar visibilidade à população LGBTQIAPN+ de Extrema e região, proporcionando mais espaços para a comunidade. Sua missão principal é promover a consciência dos direitos humanos e combater a LGBTfobia. O evento é uma oportunidade para educar a população sobre equidade e respeito através da cultura, trazendo orgulho àqueles que se identificam com a luta e sensibilizando a população sobre temas sensíveis”, explicou Renan Lima, membro do coletivo.
A Associação Coletivo LGBT+ de Extrema é uma das realizadoras deste evento. A Semana da Diversidade é recomendada para todos os públicos, exceto o 3º Festival LGBTQIAPN+, que não é recomendado para menores de 12 anos.
Programação de 2024
Na quarta-feira (31/7), haverá uma palestra para profissionais da educação, aberta ao público, com o palestrante Diego Vinicius, que abordará a construção de ambientes escolares inclusivos. O foco será a conscientização, práticas pedagógicas e apoio integral à comunidade LGBTQIAPN+ às 19h no Cine Teatro de Extrema.
Na quinta-feira (1º/8), haverá uma palestra e roda de conversa sobre vivência trans, com os palestrantes Ternacci Ponciano e Nathan Lino, às 20h no Cine Teatro de Extrema.
Na sexta-feira (2/8), às 19h30, também no Cine Teatro, ocorrerá o Sarau Delas, um evento dedicado a mulheres que amam mulheres, com música, um show da Tatá Black e DJ Tupya, e uma exibição de artes criadas por mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIAPN+.
O encerramento será no dia 3 de agosto, às 18h30, no Parque de Eventos de Extrema, com o 3º Festival LGBTQIAPN+ de Extrema. O festival contará com apresentações de canto, dança, performance e arte drag, culminando com um show da cantora Jaloo.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu